EM BELÉM

Inelegível e sob risco de ser preso, Bolsonaro fala em "vencer" eleição de 2026

Ex-presidente, durante ato 'flopado', disse ainda que Brasil, durante seu governo, viveu período de "paz e prosperidade"

Jair Bolsonaro durante ato em Belém, no Pará.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Durante um ato político com pouquíssimas pessoas em Belém (PA), neste domingo (30), o ex-presidente Jair Bolsonaro sugeriu que pretende disputar as próximas eleições ao Palácio do Planalto, em 2026. 

Para que seja candidato, entretanto, Bolsonaro precisará reverter sua inelegibilidade sentenciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e sua única alternativa seria com um recurso junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). Especialistas, contudo, apontam que as chances da Corte reformar a decisão são praticamente nulas. 

Além disso, o ex-presidente corre o risco de, até 2026, ser preso, já que é investigado em mais de um inquérito da Polícia Federal (PF) com alto potencial de condenação, entre eles o que apura a tentativa de golpe de Estado no país e o que investiga o roubou de joias e artigos de luxo do acervo presidencial. 

"Vamos vencer e voltar àquele período que experimentamos há pouco, de paz e de prosperidade (...) Mas, para chegar em 2026, temos que passar por 2024. Por todos os municípios do Brasil", disparou Bolsonaro. 

Ato 'flopado'

Jair Bolsonaro esteve em Belém, capital do Pará, em parte de sua agenda como cabo para as eleições municipais de 2024. O ato bolsonarista tinha como finalidade emplacar a candidatura de Eder Mauro (PL) para a prefeitura da capital paraense. Mas vídeos revelam um evento esvaziado com baixa mobilização.

No X, antigo Twitter, as imagens foram compartilhadas e mostram a realidade do ato bolsonarista:

"Quanto mais o tempo passa, menores são as manifestações do Bolsonaro. Não é nem sombra do que um dia já foi", comentou um usuário. "Flopou de novo", disse outra.