O instituto Quaest, contratado pela Genial Investimentos, divulga nesta quinta-feira (27) os resultados da primeira pesquisa feita sobre a disputa pela prefeitura de São Paulo nas eleições de 2024.
Além das preferências eleitorais por meio da pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos pré-candidatos, e da estimulada, o levantamento vai trazer perguntas sobre o grau de conhecimento das pessoas em relação àqueles que concorrem pela prefeitura da capital paulista.
Te podría interesar
Entre os cenários avaliados, um deles terá os nomes de todos os pré-candidatos que se colocaram na disputa até o momento: Guilherme Boulos (PSOL), Ricardo Nunes (MDB), Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB), Datena (PSDB), Kim Kataguiri (União), Marina Helena (Novo), Altino (PSTU), Fernando Fantauzzi (DC), João Pimenta (PCO) e Ricardo Senese (UP).
A Quaest ainda traz situações sem os candidatos de PSTU, DC, PCO e UP, com quatro cenários em que os nomes de Marçal, Datena e Kim não aparecem ao mesmo tempo. O entrevistado responde, com base no questionário, se o pré-candidato é sua única opção de voto, se poderia votar nele ou se não votaria de jeito nenhum, avaliando o grau de sua rejeição.
Leia também:
Pesquisa Quaest em SP: Nunes tem 22%; Boulos, 21% e Datena, 17%
Quaest em São Paulo aponta possíveis caminhos para Boulos. E um calcanhar de Aquiles
As perguntas da pesquisa Quaest
Entre as questões, o entrevistado é perguntado se seria melhor que o próximo prefeito fosse aliado de Lula, Bolsonaro ou independente, além de ser medida a influência do apoio dos dois a algum dos nomes que está na disputa.
O levantamento questiona quem o entrevistado julga ter sido o melhor prefeito de São Paulo até hoje, a avaliação da gestão de Ricardo Nunes na administração municipal e se ele merece ou não ser reeleito.
Nas simulações de segundo turno são testados embates entre Boulos, Nunes, Marçal, Tábata e Datena.
O instituto Quaest ouviu 1.002 eleitores entre os dias 22 e 25 de junho para a realização da pesquisa e a margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. A sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-08653/2024.