O senador Magno Malta (PL) afirmou em sua conta do X, antigo Twitter, na noite desta segunda-feira (10), que vai processar o canal do YouTube Galãs Feios. Segundo o senador, o canal teria “adulterado e disseminado” imagens suas supostamente embriagado, o que, segundo ele, é uma “completa mentira”.
Malta diz ainda que “a acusação é infundada e desprovida de qualquer verdade”. Ele diz ainda que “este ato irresponsável de desinformação ataca diretamente a integridade do trabalho que venho realizando há mais de quatro décadas”.
Te podría interesar
A seguir, o senador diz já estar tomando todas as medidas legais cabíveis contra o referido canal e seus responsáveis. Entrarei com processos judiciais para que os envolvidos sejam responsabilizados e punidos conforme a lei”.
“Não admitirei que calúnias sejam propagadas impunemente. Repudio veementemente qualquer forma de desinformação e manipulação da verdade. Continuarei a lutar pela justiça, pela verdade e pela transparência”, encerra o senador.
Te podría interesar
Vários vídeos
O fact check da agência Reuters afirma que Magno Malta teve, de fato, um vídeo adulterado para fazer parecer que ele estava embriagado. Nas imagens, o senador aparece de muletas e aparenta ter dificuldades para se comunicar. O político acusa o Supremo Tribunal Federal (STF) de ter feito um “contorcionismo jurídico” para que Luiz Inácio Lula da Silva voltasse à Presidência após a prisão.
A agência internacional comparou o vídeo com o original, publicado no Instagram do senador, e constatou que o político fala sem dificuldades. A Reuters afirma que “a versão usada nos posts checados reduz a velocidade de reprodução da filmagem e faz cortes para insinuar uma suposta embriaguez. Os movimentos das mãos e da cabeça de Malta no conteúdo adulterado, por exemplo, são mais lentos do que no original”.
Este, no entanto, não é o único vídeo em que Malta aparece com dificuldades de fala e até mesmo trôpego, inclusive dentro do Senado. Veja abaixo: