Diante da tragédia que se abateu sobre o Rio Grande do Sul, o governo do presidente Lula por intermédio do Ministério da Fazenda e da Receita Federal, tomou uma decisão com o objetivo de auxiliar a população gaúcha.
A Receita vai priorizar moradores do estado no pagamento da restituição do Imposto de Renda (IR). Os depósitos devem começar já nesta quinta-feira (9).
Te podría interesar
O anúncio foi feito pela deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), pelas redes sociais.
“Atenção Rio Grande do Sul. Recebemos uma notícia importante diretamente do Ministério da Economia: A partir de amanhã (09/05) será iniciado o pagamento da restituição do Imposto de Renda com prioridade ao nosso estado. O governo está antecipando mais de R$1 bilhão. Todos e todas que declararam vão receber o recurso independente da faixa!”, postou a parlamentar.
Te podría interesar
Maria do Rosário disse à Fórum que “é fundamental que as pessoas tenham acesso aos recursos para sanar suas necessidades de alimentação, remédios ou reparos em suas casas de imediato. É apenas uma das várias medidas do Governo Lula que estão sendo estruturadas. É a Nação que abraça o Rio Grande”, afirmou.
Mudança de planos
Inicialmente, a expectativa era que a Receita priorizasse, na ordem das restituições, idosos, pessoas com deficiência e contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério. Porém, a tragédia no Rio Grande do Sul alterou a sequência previamente programada.
A Receita, inclusive, já havia mudado o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda para o dia 31 de agosto a moradores de 336 cidades do estado atingidas pelas enchentes.
Além disso, o prazo para pagar as duas primeiras parcelas do IR de quem estiver morando nos municípios atingidos também foi adiado.