DISCREPÂNCIA

CEO da Atlas questiona Datafolha sobre disputa pela prefeitura de SP: "inverossímil"

Levantamento divulgado pela Folha mostra Boulos em empate técnico com Ricardo Nunes; levantamento Atlas aponta liderança isolada do deputado do PSOL

CEO da Atlas questiona Datafolha sobre disputa pela prefeitura de SP: "inverossímil".Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O diretor do instituto de pesquisa Atlas Intel, Andrei Roman, usou as redes sociais nesta quarta-feira (29) para questionar os números apresentados pelo Datafolha sobre a disputa pela prefeitura da cidade de São Paulo, que mostra empate técnico entre Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB). Para Roman, os números são "inverossímeis".

"Mesmo com um desempenho forte do Marçal nas duas pesquisas, os números do Atlas e do Datafolha divergem completamente sobre o cenário em São Paulo. A soma dos candidatos de direita no Datafolha é de 48pp vs. os 24pp de Boulos. Eu, pessoalmente, acho bastante inverossímil", inicia Andrei Roman.

Em seguida, ele questiona a baixa transferência de votos do presidente Lula (PT) para Guilherme Boulos (PSOL). "Uma referência relevante: na última eleição presidencial, Lula obteve 51% dos votos em São Paulo. De acordo com a pesquisa Datafolha, aprox. 40% dos eleitores do Lula não têm atualmente uma preferência pelo Guilherme Boulos. Me parece um percentual bastante alto", afirma o CEO do Atlas Intel.

O CEO do Atlas Intel também levanta dúvidas sobre a perda de intenção de votos de Boulos e para onde foram esses votos. "Na pesquisa Datafolha de março, Boulos pontuava 30%. Agora tem 24%. Para onde foram parar 6pp do Boulos num contexto em que nenhum candidato de esquerda ou de centro subiu?", questiona.

Datafolha: Boulos e Ricardo Nunes empatados tecnicamente 

O levantamento Datafolha mostra Boulos numericamente à frente de Nunes, com 24% das intenções de voto contra 23% do atual prefeito. A porcentagem mostra um empate técnico diante da margem de erro de 3 pontos, para mais ou para menos.

O Datafolha mostra ainda que a entrada do "coach" Pablo Marçal (PRTB) embolou a disputa na extrema-direita.

Depois de Boulos e Nunes, o apresentador José Luiz Datena (PSDB) - que também foi incluído somente nesta pesquisa - aparece em terceiro com 8%, empatado com Tabata Amaral (PSB).

Marçal, que divide votos no bolsonarismo, aparece em seguida, com 7%, à frente de Marina Helena (Novo), que empata com Kim Kataguiri (União), com 4%.

João Pimenta (PCO), Ricardo Senese (UP), Fernando Fantauzzi (DC) e Altino (PSTU) marcam 1% cada. Outros 13% dizem que votarão em branco e 5% não decidiram.

Boulos também lidera a pesquisa espontânea, quando os nomes não são citados, com 13% das intenções de voto. Nunes tem o nome citado por 9% e 3% dizem que votarão no "atual prefeito". Datena, Marçal e Tabata têm 1%.

O Datafolha ouviu 1.092 eleitores paulistanos nos dias 27 e 28 de maio.

Atlas: Boulos lidera isolado

Segundo a pesquisa do Atlas Intel, feita em parceria com a CNN, Boulos aparece com 37,2% das intenções de voto enquanto o pré-candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), ficou com 20,5%.

Logo a seguir, aparece o empresário Pablo Marçal (PRTB), que teve a sua pré-candidatura anunciada pelo seu partido no último sábado (25), com 10,4%.

Seguindo os três primeiros aparece a deputada federal Tabata Amaral, pré-candidata pelo PSB, com 9,9%. Depois dela, o jornalista José Luiz Datena, que migrou do PSB para o PSDB em abril, tem 7,9%, empatado com o deputado federal Kim Kataguiri, pré-candidato pelo União Brasil.

A pré-candidata pelo Novo, a economista Marina Helena, tem 3,5%. O metroviário Altino Prazeres Jr., pré-candidato do PSTU, aparece com 0,5%.

A pesquisa AtlasIntel/CNN foi registrada na Justiça Eleitoral como SP-05357/2024. Foram entrevistados 1.670 moradores da cidade de São Paulo, por meio de Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR), entre os dias 22 e 27 de maio.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.