Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (29) confirma que Guilherme Boulos (PSOL), candidato de Lula à prefeitura de São Paulo, lidera a disputa contra o atual mandatário, Ricardo Nunes (MDB), que tem o apoio de Jair Bolsonaro (PL).
O levantamento mostra Boulos numericamente à frente de Nunes, com 24% das intenções de votos contra 23% do atual prefeito. A porcentagem mostra um empate técnico diante da margem de erro de 3 pontos, para mais ou para menos.
"A pesquisa reforça que São Paulo quer mudança. O uso abusivo da máquina pública não é suficiente para esconder os problemas de São Paulo. Os paulistanos não querem uma administração que prioriza obras eleitoreiras, cheias de indícios de corrupção, ao invés de investir em projetos estruturais que retomem o papel de destaque da maior cidade da América Latina", diz Boulos.
Dessa forma, o Datafolha confirma a pesquisa Atlas/Intel, divulgada no dia anterior, em que Boulos aparece na liderança, mas 17 pontos à frente do medebista - veja os números aqui.
O Datafolha mostra ainda que a entrada do "coach" Pablo Marçal (PRTB) embolou a disputa na extrema-direita.
Depois de Boulos e Nunes, o apresentador José Luiz Datena (PSDB) - que também foi incluído somente nesta pesquisa - aparece em terceiro com 8%, empatado com Tabata Amaral (PSB).
Marçal, que divide votos no bolsonarismo, aparece em seguida, com 7%, à frente de Marina Helena (Novo), que empata com Kim Kataguiri (União), com 4%.
João Pimenta (PCO), Ricardo Senese (UP), Fernando Fantauzzi (DC) e Altino (PSTU) marcam 1% cada. Outros 13% dizem que votarão em branco e 5% não decidiram.
Espontânea
Boulos também lidera a pesquisa espontânea, quando os nomes não são citados, com 13% das intenções de votos. Nunes tem o nome citado por 9% e 3% dizem que votarão no "atual prefeito". Datena, Marçal e Tabata têm 1%.
Sem Datena e Kataguiri
O Datafolha ainda testou cenário sem Datena e Kataguiri na disputa. Dessa forma, Nunes lidera numericamente por 26% a 24%, ainda em situação de empate técnico com Boulos.
Marçal e Tabata empatam com 9% cada, seguidos de Maria Helena (6%) e Pimenta (3%). Os demais não chegam a 1%. Brancos e nulos somam 15% e 6% não opinaram.
O Datafolha mostra ainda que Nunes é o principal beneficiado com as desistências de Datena e Kataguiri. Ele herda 26% dos votos do apresentador e 24% do líder do MBL.
Kataguiri ainda repassa 27% de seus eleitores para o coach Marçal. A pesquisa mostra ainda que com a desistência 26% dos votos do MBL e 21% de Datena transformam-se em brancos e nulos.
O Datafolha ouviu 1.092 eleitores paulistanos nos dias 27 e 28 de maio.