Com o objetivo de fortalecer a representatividade feminina na política e fomentar a luta pela paridade de gênero em espaços de tomada de decisão, a Secretaria Nacional das Mulheres do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) promoverá, entre maio e agosto de 2024, em sete cidades do país, a “Caravana Mulheres pelo Brasil – Por um país com equidade e mais mulheres na política”, reunindo mulheres de diferentes idades, origens e trajetórias em uma iniciativa inédita.
De acordo com o Censo de 2022, o Brasil é majoritariamente feminino, com 51,5% do país composto por elas, o que representa 6 milhões a mais de mulheres. Mesmo que maioria, o Relatório Mundial sobre Desigualdade de Gênero de 2023 estima que serão necessários cerca de 162 anos para atingir paridade de gênero na política. Levando em consideração os dados anteriores, a Caravana surge como uma resposta frente a esses desafios de ocupar os espaços políticos. A atividade promove a multiplicação de conhecimentos e estratégias para potencializar o protagonismo social e a equidade.
Com a participação de convidadas, entre elas: especialistas em gênero, professoras, artistas, militantes, parlamentares, trabalhadoras e estudantes, os encontros fortalecem a base para a construção de um novo horizonte tendo como pilar a emancipação feminina. As cidades percorridas serão: Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Petrópolis (RJ), Belo Horizonte, Betim (MG), Recife (PE) e Salvador (BA). Além disso, os debates contribuem para o desenvolvimento de políticas públicas que atendam às demandas e necessidades das mulheres brasileiras.
A presidenta nacional do PCdoB e também ministra da Ciência e Tecnologia do Brasil, Luciana Santos, ressaltou a importância da mobilização das mulheres na política para a construção de um país mais justo e menos desigual:
“Não se consegue enfrentar o preconceito, a desigualdade de gênero e fazer a luta emancipacionista sem que a gente reúna dois grandes vetores: o vetor da política pública, para avançar na ampliação dos direitos, mas também é necessária a vontade política e a elevação da consciência sobre essa desigualdade. Só as mulheres juntas são capazes de impulsionar outras mulheres”.
Durante as Caravanas serão realizadas atividades culturais, cursos e oficinas, debates e trocas de experiências, bem como, audiências públicas, sessões solenes, atos políticos em diferentes esferas do poder público, construindo uma ampla mobilização de formação e organização sobre os principais desafios da luta feminista no atual contexto do país. As mulheres poderão desenvolver uma plataforma de políticas públicas destinadas a promover cidades democráticas, inclusivas e sustentáveis, em antecipação às eleições de 2024.
Para Daniele Costa, secretária nacional de Mulheres do PCdoB, o momento atual representa uma oportunidade crucial de reconstrução do Brasil pela ótica da representação feminina:
"Após um ciclo de anos trágicos para a vida e a democracia, o tempo agora é de reconstruir o Brasil, principalmente sob a perspectiva da participação e protagonismo das mulheres em espaços de poder e decisão, tanto no Executivo, no Legislativo, como em outras instâncias a exemplo do Judiciário e do movimento social", destaca.
Segundo a Secretaria do PCdoB, em nota: “A caravana é um chamado ativo na construção de um Brasil mais justo e menos desigual, fortalecendo a presença das mulheres na política e combatendo o machismo na política. Uma ação coletiva, com mulheres lado a lado dos homens construindo o país com democracia, equidade de gênero e bem-estar para toda a gente brasileira”.
Programação da caravana:
Rio de Janeiro
23/5 - Niterói
24/5 - Rio de Janeiro
25/5 - Petrópolis
Minas Gerais
21 e 22/6 - Belo Horizonte e Betim
Pernambuco
Julho - Recife
Bahia
Agosto - Salvador
Em breve, todas as datas e a programação completa serão divulgadas no site da Secretaria Nacional da Mulher do PCdoB.