A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) detonou o vereador bolsonarista Sandro Fantinel (PL), de Caxias do Sul (RS), após ele responsabilizar as árvores pela tragédia climática ocorrida no estado gaúcho e defender a derrubada delas nas principais estradas do interior.
"Todas as barreiras que caíram na minha região, o que foi que fez desmoronar, cair a barreira? O peso das árvores, porque, no solo encharcado, as raízes não seguram mais", disse ele nesta quarta-feira (15). Indignada com a resposta do vereador, Melchionna deu a palavra nas redes sociais.
Te podría interesar
“Em qual realidade paralela o vereador bolsonarista Sandro Fantinel vive? Mesmo com calamidade e o colapso do clima devastando o nosso estado, ele segue com a ladainha anti ambiental. ‘Cortar árvores para as árvores não caírem’???”, diz. Ela ainda completa, afirmando que a declaração é totalmente desnecessária. “O negacionismo, além de criminoso, é estúpido.”
Negacionismo climático puro
A fala do vereador é mais uma tese de negacionismo climático. A ciência aponta justamente o caminho contrário, ou seja, de que a vegetação é capaz de diminuir e evitar desgastes do solo e, dessa maneira, contribui para a redução de impactos causados por enchentes.
Te podría interesar
O negacionismo climático de Fantinel também foi rebatido pelo vereador Rafael Bueno (PDT). "Eu não sei de onde que o senhor tira tanta fake news. Como é que o senhor incentiva o desmatamento? Corta 5 metros de árvore de um lado, corta de outro, o que vai acontecer? Não é uma árvore que vai interferir, é todo o ecossistema. O senhor vê muito videozinho de Whats".
De acordo com informações do Estado de Minas, o vereador Fantinel, em sessão realizada na semana passada, ou seja, no auge da tragédia climática do Rio Grande do Sul, defendeu ampla derrubada de árvores que, para ele, são as responsáveis pela barbárie climática no estado gaúcho. "Se as estradas principais do interior não tivessem vegetação 5 metros para cada lado, fosse tirado fora toda vegetação, 95% delas (das estradas) que tiveram desabamento não teriam. Porque o que derruba barranco no meio da estrada são as árvores, que cedem com o peso da chuva", afirmou.