O drama interminável enfrentado pela população do Rio Grande do Sul comove o mundo e faz a solidariedade se espalhar por todos os cantos, o que resulta toneladas e mais toneladas de doações, assim como na ida de voluntários de vários estados para o cenário de destruição causado pelas chuvas. Mas nem só de atitudes humanas e de cooperação vivem os noticiários.
Bolsonaristas de vários quilates vêm espalhando um oceano de fake news nas redes sociais desde o início da catástrofe, sempre visando atacar o governo federal, prejudicar as ações de resgate ou até mesmo mirando o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Há ainda a enxurrada de mentiras que tem por intuito enaltecer nomes da extrema direita brasileira como se essas figuras estivessem fazendo algo pelos gaúchos, e foi justamente aí que uma imagem patética surgiu no espaço virtual nesta terça-feira (14).
Te podría interesar
Uma “foto”, que na realidade é uma criação tosca feita em IA (Inteligência Artificial), mostrando um gigantesco helicóptero com a bandeira nacional e o nome das Lojas Havan, de propriedade do bilionário catarinense Luciano Hang, um dos mais próximos colaboradores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), se popularizou nas redes bolsonaristas nas últimas horas, numa clara ação de tentativa de glorificar o nome do empresário.
A imagem, cheia de problemas gráficos, como casas com telhados achatados e um veículo de carga de um modelo inexistente, trafegando em meio à maré de lama, contando ainda com pessoas penduradas em cordas e sendo içadas pela aeronave, virou piada no ciberespaço e passou a ser ridicularizada por internautas que se depararam com a bizarra postagem.
Te podría interesar
Para tirar sarro dos bolsonaristas, alguns usuários dessas plataformas passaram a publicar imagens do mesmo tipo, mas com imensos helicópteros cargueiros com emblemas do PT, do MST e de outras organizações progressistas, gerando brincadeiras debochadas sem limite.
Veja a imagem “do helicóptero da Havan salvando o RS”: