O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) reagiu nesta segunda-feira (22) ao pedido de cassação direcionado ao seu mandato pelo partido Novo por ter se envolvido num embate com radical ligado ao grupo de extrema direita MBL na última semana. Na ocasião, o parlamentar colocou o extremista, que vinha o perseguindo havia dias, para fora da Câmara aos pontapés.
“O partido Novo entrou com uma representação pedindo a cassação do nosso mandato, mas não vão nos intimidar”
Te podría interesar
Na sequência, Glauber leu o texto do pedido de cassação enviado à mesa diretora da Câmara, num trecho em que o Novo afirma que o tal radical “dialogou pacificamente” com ele, o que foi refutado com veemência pelo psolista.
“Mentira! Mentirosos! Se mentir dá perda de mandato, quem tinha que perder o mandato então era quem redigiu essa representação por parte do partido Novo”, começou dizendo o deputado.
Chamado no documento do Novo de “antidemocrático” após reagir ao nervosinho e valentíssimo jovem de extrema direita, que dias antes o perseguiu e disse a um dos apoiadores de Glauber que “iria dar um soco em sua cara”, o deputado argumentou.
“Ah, sou eu que sou antidemocrático? Essas milícias fascistas ficam perseguindo pessoas, tentando meter medo nas pessoas, fazendo com que as pessoas recuem a partir de suas ações absolutamente antidemocráticas, e o antidemocrático sou eu?”, disparou.
Por fim, Glauber cita o nome do parlamentar bolsonarista Marcel van Hattem, uma das figuras mais ultrarreacionárias da Câmara e principal nome do Novo na Casa, lembrando que o extremista pediu recentemente um golpe de Estado.
“E mais: o senhor Marcel van Hattem, essa semana, fez uma intervenção solicitando na prática que o comandante do Exército tivesse ações de ruptura institucional... Aí o antidemocrático sou eu?”, completou.
Veja o vídeo: