TEM QUE MELHORAR

Pesquisa Ipec mostra principal problema enfrentado pelo governo Lula

Embora com números muito parelhos, avaliação não faz justiça ao governo e as realizações do presidente Lula

Créditos: Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Se forem confirmados por outras, a mais recente pesquisa Ipec mostra o principal problema enfrentado pelo governo Lula.

Porque áreas onde o governo tem boas realizações são mais mal avaliadas que áreas onde o governo ainda sofre de indefinição, como Educação por exemplo — embora o recente lançamento do programa Pé de Meia parece que atingiu o alvo.

A má avaliação em Saúde e Segurança é fruto do momento, o país sob uma epidemia de dengue e a fuga dos prisioneiros de Mossoró — esta dominou o noticiário durante quase dois meses até a captura da dupla.

 

Comunicação

 

O principal problema enfrentado pelo governo é o da Comunicação:

  • a comunicação do governo
  • a guerra midiática promovida pela mídia 
  • a comunicação da extrema direita

Não se pode negar a eficiente comunicação da extrema direita, que consegue manter acesa a polarização, mesmo com todas as denúncias e acusaç??es contra o ex-presidente Bolsonaro, já inelegível por oito anos e às vésperas de prováveis condenações que o enviarão para a cadeia.

A mídia, que andou recolhida, encabulada, voltou à guerra total ao governo Lula, buscando a polarização do país a tal ponto que a palavra de ordem agora é seguir Elon Musk e atacar o ministro Alexandre de Moraes, em acordo com o bolsonarismo, só faltando chamá-lo de ditador — o que fazem, como Bolsonaro, transferindo a palavra para o pastor Malafaia.

Não há um só boa ação do governo que não venha acompanhada de uma adversativa. O mesmo não acontece com as críticas, que nunca são ponderadas, mas destacadas.

Já a comunicação do governo parece jogar pelo empate, mais procurando evitar danos que partir para o ataque em busca do gol.

Numa entrevista, o ministro Paulo Pimenta afirmou certa vez que o termômetro da comunicação estava nas pesquisas. Se é assim, parece que é hora de dar o remédio, porque se a febre não é alta, ainda assim é febre.

A verdade do governo Lula não está refletida na pesquisa. Se a culpa não for da pesquisa é da comunicação.