“PEIXE É UM BICHO INTELIGENTE”

Sem relator, é adiada a sessão que pode cassar Jorge Seif por uso de aeronaves das lojas Havan

O ministro Floriano Azevedo, relator do caso no Tribunal Superior Eleitoral, precisou socorrer familiares com problemas de saúde; Senador bolsonarista também faltou

O senador Jorge Seif (PL-SC).Créditos: Reprodução/TV Senado
Escrito en POLÍTICA el

O senador Jorge Seif tinha um julgamento marcado nesta terça-feira (16) no Tribunal Superior Eleitoral que decidiria pela cassação ou não do seu mandato. Ele é acusado de abuso de poder econômico por Raimundo Colombo, o segundo colocado nas eleições pela vaga de Santa Catarina ao Senado, por ter utilizado aeronaves das lojas Havan, de Luciano Hang, durante a campanha.

Colombo, que saiu candidato por coligação que reunia o Patriota, o PSD e o União Brasil, ainda diz que Seif usou o serviço de funcionários da empresa em sua campanha. Ele pede para ser nomeado senador após uma eventual cassação do mandato de Seif.

Mas o mais provável é que em caso de cassação o TSE determine que os catarinenses voltem às urnas para eleger um novo representante. De toda forma, essa é uma decisão que ficará para o futuro.

A sessão desta terça-feira acabou cancelada por conta da ausência do ministro Floriano Azevedo, o relator do caso. Alexandre de Moraes, o presidente do TSE, lamentou a situação e informou que Azevedo passa por um problema de saúde na família. Provavelmente precisou socorrer o ente querido.

Seif também faltou à sessão e esteve no Senado onde votou favorável à PEC das Drogas. Justificou a ausência aos meios de comunicação ao afirmar que "acredita na Justiça Eleitoral".

De acordo com a coluna da Malu Gaspar, em O Globo, Azevedo já teria adiantado para colegas que votará pela cassação de Seif e pela convocação de novas eleições em Santa Catarina. Todavia, sem o voto do relator ser confirmado, nenhum voto foi dado até o momento.

As expectativas é de que seja um julgamento apertado, com 3 votos já teoricamente confirmados a favor e outros 3 contrários à cassação. A ministra Cármen Lúcia, cujo voto ainda é uma incógnita, é quem deve ser o “fiel da balança” segundo o jornal supracitado.

Ainda não há uma previsão para a retomada do julgamento. Enquanto isso, Seif corre contra o tempo e tenta convencer seus colegas senadores a conversarem com os ministros do TSE, a fim de dissuadi-los de cassar o mandato.

Bolsonarista de carteirinha

Jorge Seif ficou conhecido nacionalmente em 2019 quando foi nomeado Secretário Especial da Pesca pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Seu nome ganhou notoriedade na imprensa nacional após live realizada em 31 de outubro daquele ano quando afirmou, ao lado do ex-presidente, que o consumo de pescados no litoral do Nordeste, poluído por manchas de petróleo, estaria liberado porque os peixes são "bichos inteligentes" que estão fugindo da contaminação.

"O peixe é um bicho inteligente. Quando ele vê uma manta de óleo ali, capitão, ele foge, ele tem medo. Então, obviamente, você pode consumir o seu peixinho sem problema nenhum. Lagosta, camarão, tudo perfeitamente sano, capitão", disse ele.