O deputado federal Maurício Souza (PL-MG) se atrapalhou na hora da votação do projeto que previa a recriação do DPVAT, o seguro obrigatório para vítimas de acidentes de trânsito, e contrariou a orientação do seu partido sem querer. Ele votou pelo retorno do imposto e depois confirmou.
A situação não pegou nada bem com os bolsonaristas, sobretudo aqueles de verniz mais ideológico, o que fez com que o “Maurício do Vôlei”, como é conhecido, fosse às redes sociais para se desculpar. Em vídeo publicado na noite desta quarta-feira (10) ele diz que não dormiria se o seu voto tivesse sido decisivo. E de fato não foi.
Te podría interesar
“A respeito da votação do DPVAT quero dizer o seguinte: vocês podem até me julgar pelo meu erro. Eu me confundi naquele momento. Mas não podem me condenar pela minha posição porque sou contra qualquer tipo de imposto. Eu peço desculpas e você tem todo o direito de me crucificar pelo meu erro, mas peguem minhas votações e vejam qual é a minha postura aqui no Congresso Nacional. Jamais eu votaria para colocar mais impostos sobre a nossa população. Esse é o meu compromisso. Graças a Deus o meu voto não foi decisivo. Senão nem dormiria essa noite e não sei o que faria com a minha consciência. Então peço desculpas mais uma vez”, declarou.
Te podría interesar
Eram necessários 251 votos para o imposto ser recriado e a proposta obteve 305 votos. O projeto de autoria do Poder Executivo foi aprovado na terça-feira (9) e prevê que o antigo DPVAT agora se chamará SPVAT (Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidente de Trânsito).
A garantia social de apoio às vítimas é uma forma de civilizar o trânsito. Brigas e acidentes nas vias são um problema recorrente nas grandes e médias cidades brasileiras e a causa de muitas mortes ao longo do país. O antigo DPVAT foi extinto em 2019 por decreto do então presidente Jair Bolsonaro (PL).
Voltando ao Maurício do Vôlei, ele foi um dos 129 deputados federais que nesta quarta-feira (10) votaram pela soltura de Chiquinho Brazão, apontado como o mandante do assassinato de Marielle Franco. Veremos se irá gravar um vídeo se desculpando.