O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a subir o tom contra Jair Bolsonaro e comentar sobre a possibilidade de prisão do ex-presidente. As declarações foram feitas durante a Conferência Nacional de Cultura, realizada em Brasília na noite desta segunda-feira (4).
Segundo Lula, "a verdade nua e crua" é que Bolsonaro "preparou um golpe" e, em dado momento, "se borrou de medo". O presidente cita, por exemplo, o episódio em que o ex-mandatário fugiu para os Estados Unidos às vésperas de sua cerimônia de posse, no final de dezembro de 2022.
"Esse cidadão preparou um golpe no país. Quando ele ficou trancado dentro de casa várias semanas, não se sabia se ele estava chorando, o que estava fazendo, ele estava preparando um golpe. Ele estava tentando imaginar como ele ia fazer para não deixar o presidente eleito tomar posse. E eu acho que ele se borrou de medo e resolveu ir embora para os EUA para não ver a posse", disparou Lula.
"E ele imaginava que as pessoas que ele pagou, que ele organizou para ficar nas portas dos quartéis fossem dar o golpe, e possivelmente ele fosse ungido pelo povo fascista desse país a voltar nos braços do povo para assumir a presidência da República. Era isso que estava desenhado e era isso que não aconteceu. Porque ele ficou com medo da posse. A posse foi uma demonstração de que tinha muita gente do outro lado. Foi uma demonstração de que as urnas eletrônicas não mentiram. Que nós ganhamos as eleições e que ele tinha que respeitar o resultado", prosseguiu o presidente.
Em outro momento, Lula disse ainda que o ato convocado por Jair Bolsonaro e realizado na avenida Paulista, em São Paulo, no dia 25 de fevereiro, é "um gesto de quem sabe que pode ser preso".
Veja vídeo