DERROTADA

Associada ao nazismo, Júlia Zanatta perde processo para Gleisi Hoffmann

Deputada bolsonarista acionou a Justiça contra a presidente do PT após críticas por publicação em que estimula a violência, mas ação foi julgada improcedente

Júlia Zanatta e Gleisi Hoffmann.Créditos: Agência Câmara
Escrito en POLÍTICA el

A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC), radical bolsonarista aficionada por armas de fogo, perdeu um processo judicial para a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR)

Zanatta havia acionado a Justiça contra Gleisi solicitando danos morais sob a alegação de que a petista havia divulgado fake news. Em março de 2023, a deputada do PT repercutiu uma foto publicada pela bolsonarista em que ela aparece segurando um fuzil e vestindo uma camiseta com a inscrição "come and take it" (em português, "venha e pegue"), e uma estampa que mostra uma mão de quatro dedos, em provável alusão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cravejada de disparos de arma

Ao comentar a publicação em questão, Gleisi afirmou que Zanatta incorre em "comportamento nazista" ao fazer "apologia à violência contra o presidente Lula". 

A bolsonarista, então, processou Gleisi, mas a Justiça de Santa Catarina publicou despacho, nesta sexta-feira (22), informando que julgou improcedente a solicitação para que a petista fosse condenada por danos morais. 

Na decisão, o juiz resposável pelo caso levou em consideração o fato de Juliana Zanatta ser pessoa pública, o que a torna suscetível à críticas. Além disso, compreendeu que a publicação da deputada catarinense estimulava a violência contra adversário político. 

Gleisi comenta 

Gleisi Hoffmann foi às redes sociais para comentar a decisão da Justiça nesta sexta-feira. 

"Lembram da deputada com florzinha na cabeça e arminha na mão, em apologia a violência contra Lula?! Pois é, me acionou na justiça pq critiquei a publicação dela dizendo que era um comportamento nazista. Ela acaba de perder a ação. A justiça de SC compreendeu q a publicação estimulava violência contra adversário político, o q é uma característica preocupante do fascismo, e que não divulguei fake News, mas apenas severa crítica política. Vem mais processo contra ela por aí!".