OTIMISMO

VÍDEO: A promessa de Lula para 2025

Presidente recebe alta hospitalar entusiasmado para voltar ao trabalho

Lula promete.O presidente Luiz Inácio Lula da Silva de chapéu Panamá logo após receber alta hospitalarCréditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou entusiasmo para retornar ao trabalho logo após receber alta hospitalar neste domingo (15). 

O mandatário, que estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde a última segunda-feira (9), quando foi submetido a uma cirurgia para drenar uma hemorragia intracraniana, decorrente do acidente doméstico que havia sofrido em outubro, apareceu de surpresa na coletiva de imprensa da equipe médica sobre sua alta e, à noite, concedeu uma entrevista exclusiva à jornalista Sônia Bridi, do programa "Fantástico", da TV Globo. 

Na coletiva, Lula já havia afirmado que está pronto para retornar ao trabalho. Na entrevista ao programa dominical, disse que, em 2025, o Brasil observará os resultados daquilo que foi iniciado em seus dois primeiros anos de governo do terceiro mandato, prometendo um país melhor para a população

"Nós já plantamos. Agora, 2025 é ano da colheita. Vamos começar a colher o que plantamos, em 2025 e 2026. E as coisas vão acontecer nesse país. Eu estou olhando no seu olho, Sônia, e estou vendo o povo brasileiro. É um compromisso meu: as coisas vão acontecer neste país", disse Lula. 

Veja vídeo: 

Lula critica juros nas alturas

O presidente Lula, recém-recuperado de uma cirurgia para drenar um hematoma intracraniano, voltou a criticar a alta taxa de juros no Brasil em entrevista ao programa "Fantástico". Após receber alta hospitalar neste domingo (15), ele sinalizou que retomará os compromissos em Brasília a partir de quinta-feira (19), após uma última tomografia em São Paulo.

"Vou para Brasília para trabalhar normalmente", declarou Lula, ressaltando estar "totalmente bem". O retorno ocorre em meio a desafios econômicos e negociações no Congresso sobre o pacote de controle de gastos públicos.

Lula aproveitou a entrevista para criticar a política de juros elevados, reafirmar seu compromisso com a responsabilidade fiscal e rebater avaliações do mercado financeiro.

"Vou repetir: ninguém nesse país, do mercado, tem mais responsabilidade fiscal do que eu. [...] Não é o mercado que tem que ficar preocupado com os gastos do governo, é o governo. Porque, se eu não controlar os gastos, se eu gastar mais do que eu tenho, quem vai pagar é o povo pobre", afirmou.

O presidente também atribuiu o nervosismo do mercado à proposta de aumentar a faixa de isenção do Imposto de Renda para R$ 5 mil.

"Muitos no mercado não pagam imposto de renda. Nós fizemos aquilo que é possível, mandando [o pacote] para o Congresso Nacional", destacou.

Minutos depois da entrevista ir ao ar, Lula foi às redes sociais para destacar a chegada do pacote fiscal do seu governo ao Congresso.

"O pacote fiscal foi mandado para o Congresso Nacional e ele tem soberania para mudar as coisas. E ninguém nesse país tem mais responsabilidade fiscal do que eu. Já governei esse país três vezes. Eu entreguei o Brasil crescendo 7,5% e com a massa salarial mais alta do país. E é o que eu quero fazer outra vez", escreveu

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar