Em nota publicada neste sábado (14), Marco Aurélio Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas, destacou a importância da prisão de Walter Braga Netto em meio ás investigações de tentativa de golpe de estado.
O ex-chefe da Casa Civil e vice na chapa de Bolsonaro em 2022 foi preso por tentativa de obstrução de justiça. Segundo o portal ICL, o militar teria tentado coagir o ajudante do ordens Mauro Cid a não detalá-lo à Justiça.
Te podría interesar
Em nota, Marco Aurélio Carvalho reafirmou o compromisso do grupo contra a espetacularização de prisões, mas valorizou a importância da medida no contexto da defesa da democracia.
"Prisão não é exatamente algo que se deseje comemorar, menos ainda neste grupo, em boa parte formado por defensores de réus criminais e do direito de defesa. Inclusive, entre nós há os que são em princípio avessos a prisões de qualquer espécie, ou que costumam criticar com frequência o abuso dessa medida de ultima ratio", afirmou Marco Aurélio.
Te podría interesar
"Mas, nesse caso específico, estão em jogo a conservação do sistema democrático e a manutenção das instituições constitucionais, sem as quais o arbítrio, a impostura, a violência, o autoritarismo e também as prisões ilegítimas viriam a prevalecer e a proliferar. Um país como o nosso, que amargou os horrores da ditadura militar em passado recente, precisa valorizar que, afinal, a aplicação da lei alcance com eficácia personagens historicamente imunizados do enfrentamento de suas graves responsabilidades. Nesse sentido, a prisão de Braga Netto, hoje, é um sinal bastante promissor para a Democracia brasileira", completou.