Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (12), o médico pessoal de Lula, Roberto Kalil Filho, afirmou que o "procedimento endovascular (embolização da artéria meníngea média)" realizado pela manhã foi um sucesso.
Segundo Kalil, Lula já acordou, se alimentou e deve ter alta no início da próxima semana para passar o Natal em casa.
"O procedimento foi feito às 7h, um sucesso como procedimento cirúrgico. Presidente acordou na UTI, está comendo e super estável. Isso não atrasou nem um pouco a programação dos próximos dias que, dependendo da evolução do presidente, ele deve ter alta no início da próxima semana", afirmou.
Segundo Kalil, após a recuperação Lula poderá voltar para Brasília na segunda ou terça-feira da semana que vem (dias 16 ou 17), a depender da evolução, que "tem sido muito boa".
"E no Planalto poderá retomar uma agenda de despacho. A gente não vê problema algum em relação a isso. Então o que se espera é que já na semana que vem o presidente esteja no [Palácio da] Alvorada", afirmou, ressaltando que em razão da cirurgia haverá um período de "repouso relativo".
"Mas, ele estará de alta na segunda ou terça-feira, vai direto para Brasília e aos poucos retomando a sua atividade normal", emendou.
De acordo com o médico Rogério Tuma, a hemorragia, que provocava as dores de cabeça no presidente, foi tratada com a drenagem e que a embolização tem um caráter preventivo, para que não ocorram novos sangramentos.
"O procedimento foi em caráter preventivo para que essa coleção [acúmulo de sangue] não aconteça novamente. Como ele já tinha tido coleção, que foi absorvida, e nos últimos dias ela cresceu - e por isso fizemos a drenagem -, consideramos uma recorrência da coleção. Então, foi feita preventivamente a embolização da artéria que nutre os vasos dessa cápsula. Tirando essa nutrição de sangue, diminui muito o risco do hematoma refazer. Esse risco vai diminuindo exponencialmente no passar dos dias", explicou.
Lula continua nesta quinta-feira na UTI, onde deve ser retirado o dreno no período da tarde. A previsão é que Lula vá para o quarto nesta sexta-feira (13).
Veja a entrevista coletiva