ROLO COMPRESSOR

Hugo Motta consegue apoio de PSB, PDT, PSDB e Cidadania

Reforço dos partidos consolida ainda mais a eleição do deputado do Republicanos à presidência da Câmara como fato consumado

Hugo Motta (Republicanos-PB) em discurso na Câmara dos DeputadosCréditos: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

Mais quatro partidos aderiram nesta terça-feira (5) à candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara dos Deputados.

Quem puxou a fila dos apoios no dia foi a federação PSDB-Cidadania. O deputado federal Adolfo Viana (PSDB-BA) anunciou o apoio das legendas que, somadas, têm 17 deputados na Câmara.

"Deputado Hugo, estaremos ao seu lado para lhe ver presidente da Câmara, mas nossa bancada, é importante dizer, perdemos número de deputados, mas não perdemos qualidade. Temos deputados muito experientes e queremos estar ao seu lado nos próximos dois anos para ajudar o país a ir para o caminho que ele merece", disse ele no anúncio, que teve a presença do candidato.

Segundo o tucano, a decisão foi comunicada antes para o rival de Motta na disputa, Elmar Nascimento (União Brasil-BA), já que as duas siglas estavam inicialmente comprometidas com o parlamentar.

Anúncio de apoio com João Campos

Quem também estava apalavrado com Elmar, mas mudou de lado, foi a federação PSB-PDT.

O líder do PDT na Câmara, Afonso Motta (PDT-RS), justificou a mudança afirmando que o parlamentar do União Brasil comunicou aos partidos que estaria fora da corrida. O anúncio ainda não foi feito oficialmente porque Elmar ainda estaria negociando os cargos que seu partido terá em uma futura presidência do deputado do Republicanos.

"Houve um indicativo que alcançava o deputado Elmar Nascimento. Com a desistência do deputado Elmar Nascimento, manifestada a nós, hoje nós reunimos a bancada, que já tinha um sentimento de acompanhar a indicação do Arthur Lira e decidimos por unanimidade pelo apoio ao deputado Hugo Motta", afirmou o líder do PDT.

Coube ao prefeito reeleito de Recife (PE) e presidente interino do PSB, João Campos, anunciar oficialmente o apoio do partido. "Tive a honra de conduzir, em uma missão confiada pelo presidente Carlos Siqueira, a formalização do nosso apoio a Hugo Motta. Essa é uma decisão madura, construída com a participação e decisão unânime de todos os deputados e deputadas do PSB", pontuou.