DESMENTIDO

VÍDEO: Policial destrói fala de Caiado sobre "segurança plena" em Goiás

Governador chegou a ser ironizado por Lula após afirmar que "acabou com o crime" em seu estado

O governador de Goiás Ronaldo Caiado.Créditos: Valter Camargo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O policial e vereador Fabrício Rosa, do PT de Goiânia (GO), divulgou um vídeo neste domingo (3) nas redes sociais em que destrói por completo a declaração do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, de que não haveria criminalidade no seu estado

Na última semana, durante uma reunião no Palácio do Planalto convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir a PEC da Segurança Pública que será apresentada ao Congresso Nacional pelo governo, Caiado criticou a proposta e afirmou que "acabou com o crime" em Goiás. 

"Inadmissível qualquer invasão nas posições que os estados têm em termos de poder de sua polícia civil, militar e penal, que realmente são as estruturas que sustentam a segurança nesse país, com total parceria com a PF e a PRF [...] em Goiás eu acabei com ele [o crime]", disparou o governador. 

Ao responder, Lula ironizou Caiado, arrancando risadas de outros presentes na reunião. 

"Eu tive a oportunidade de conhecer hoje o único estado que não tem problema de segurança, que é o estado de Goiás. Que eu peço pro Lewandowski [ministro da Justiça] ir lá levantar, que pode ser referência para os outros governadores. Em vez de eu ter chamado, era o Caiado que tinha que ter chamado a reunião para orientar como é que se comporta, pra gente acabar com o problema da segurança em cada estado", ironizou o mandatário. 

Depois da reunião, em coletiva de imprensa, Caiado voltou a afirmar que "acabou com o crime" em Goiás e foi além: disse que, eu seu estado, há uma situação de "segurança plena"

"Eu deixei claro que no meu estado de Goiás ninguém reclama de segurança pública. É segurança plena, total. Nunca teve um assalto a banco, um sequestro, novo cangaço, invasão de propriedade...", disparou o governador. 

Não é bem assim 

O policial e vereador Fabrício Rosa desmentiu Ronaldo Caiado trazendo números oficiais sobre a criminalidade no estado de Goiás. 

"A principal forma de aferir violência e criminalidade é pela taxa de homicídio. E a taxa de homicídios aqui em Goiás, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, é de 23 mortes para cada 100 mil habitantes. Essa taxa é maior do que estados governados tanto pela esquerda quanto pela direita. A taxa no Piauí, governado pelo PT, é de 22 mortes para cada 100 mil habitantes. A mesma do Mato Grosso do Sul, governada pelo PSDB. Já do Rio Grande do Sul, governado pelo PSDB, a taxa é de 18. E aqui no Distrito Federal, do ladinho de Goiás, governado pelo Ibaneis do MDB, a taxa é de 11 mortes. Para de mentir, Caiado", inicia Fabrício Rosa. 

"Segundo ponto, quando nós falamos de feminicídio e violência contra a mulher, a situação fica pior para o Caiado. Olha só, de 2018 para 2023, houve uma ampliação de 52% dos casos de feminicídio. Só no ano passado foram mais de 20 mil casos de violência doméstica contra a mulher. Se você olhar os casos de estupro, de 2018 até 2023, manteve-se estável, não houve redução. Diz que acabou com o crime, mas quem mora em Goiás sabe que não é verdade. Terceiro ponto, somos o líder nacional de casos de trabalho escravo. Foram 739 casos no ano passado", destaca ainda o policial. 

Assista: 

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar