O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi escolhido como uma das 100 lideranças climáticas mais influentes pela revista Time, nesta terça-feira (12). Segundo a publicação, Haddad foi avaliado como "titã" e é o único brasileiro entre os escolhidos.
A revista elogiou o Plano de Transformação Ecológica (PTE) proposto por Haddad e disse que o ministro é a força para transformar o Brasil em um líder climático global.
Te podría interesar
LEIA TAMBÉM: Fernando Haddad: Os planos do Brasil para transformar nossa economia verde
“O plano de transformação climática de Haddad visa criar milhões de novos empregos verdes e impulsionar um crescimento económico significativo. Haddad é a força por detrás da missão do presidente Lula de transformar o maior país da América Latina, que anteriormente não tinha cumprido as suas prioridades ambientais, num líder mundial nas discussões climáticas”, diz a revista.
A Time também destacou outras ações do ministro, como investimento na produção agrícola “mais verde” e ampliação da capacidade de energia solar e linhas de transmissão de energia em regiões com pouca eletricidade.
"Algumas de suas principais políticas, como a emissão de títulos verdes, apenas colocariam o Brasil em pé de igualdade com os vizinhos latino-americanos após quatro anos de retrocesso sob o ex-presidente Jair Bolsonaro", afirma a revista.
Ao lado de Haddad, aparecem personalidades como Bill Gates, o príncipe Harry e o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga.
Após aparecer na revista, o ministro declarou que recebeu a indicação como uma "boa surpresa", em publicação no X (antigo Twitter). "Uma boa surpresa ter sido nomeado pela revista Time como uma das lideranças climáticas mais influentes no mundo em 2024", disse. "Podemos fazer com que o planeta consiga conciliar uma agenda ambiciosa de sustentabilidade com uma agenda econômica e produtiva ambiciosa", completou.
Siga o perfil da Revista Fórum e da jornalista Júlia Motta no Bluesky