HISTÓRICO

MST elege 133 candidaturas em 19 estados e consolida presença política em todo o Brasil

O movimento garantiu 110 vereadores e vereadoras e 23 prefeituras e vice-prefeituras em diferentes regiões

MST se consolida na política institucional.Créditos: Anidayê Angelo/Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) alcançou uma marca histórica nas eleições municipais de 2024, elegendo 133 candidaturas em todas as grandes regiões do país. Com presença em 19 estados, o movimento garantiu 110 vereadores e vereadoras e 23 prefeituras e vice-prefeituras, reforçando seu compromisso com a luta pela Reforma Agrária e o desenvolvimento social de áreas urbanas e rurais.

As candidaturas eleitas pelo MST defenderam propostas focadas na democratização do acesso à terra e no incentivo à produção e cooperação de alimentos saudáveis, com o objetivo de combater a fome no país. Além disso, outras pautas como a sustentabilidade ambiental, o fortalecimento da educação, da saúde, da cultura e a defesa da diversidade foram centrais nas campanhas que saíram vitoriosas.

Para os coordenadores do MST, a articulação política realizada foi inédita e os resultados foram considerados extremamente positivos. Além do expressivo número de eleitos, o movimento destaca o capital social e político acumulado ao longo do processo eleitoral, fruto do trabalho de base e da mobilização popular.

"As candidaturas do MST fizeram um trabalho incrível em cada canto deste país, dialogando com o povo e levando a Reforma Agrária Popular para todos os lugares, do campo à cidade. O resultado dessas eleições é fruto desse processo, uma verdadeira vitória política para o movimento", afirmou Luana Carvalho, da direção nacional do MST.

Ela destacou ainda que a organização continuará atuando como uma força política, com o objetivo de aprovar legislações que favoreçam a classe trabalhadora em todo o país.

O MST, com sua presença consolidada nas câmaras municipais e em prefeituras, busca agora fortalecer sua atuação política, propondo ações que garantam o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida tanto nas áreas rurais quanto urbanas.