O vereador Emerson Osasco (PCdoB-SP) desmentiu qualquer rumor sobre a saúde do então deputado Guilherme Boulos (PSOL) por “suposta internação” por “uso de drogas” em 2021, como divulgado nesta sexta-feira (4) pelo ex-coach e adversário de Boulos na disputa pela prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB).
Osasco divulgou um vídeo desmascarando a fake news do ex-coach, declarando-se como testemunha viva de que Boulos esteve ao seu lado na tarde mencionada no falso laudo. “É revoltante ver o nível a que chegamos. Estamos juntos nessa luta contra a política nefasta e corrupta", enfatizou em sua mensagem.
Te podría interesar
“Marçal criou uma mentira para atacar Guilherme Boulos, que está à frente das pesquisas nas eleições”, afirmou no vídeo divulgado em suas redes sociais. O documento falso sugeria que o deputado federal teria sido internado em uma clínica após testar positivo para cocaína, alegando um "surto psicótico".
Em resposta, Boulos já declarou que entrará com um pedido de prisão contra Marçal e o dono da clínica mencionada no suposto laudo.
“Marçal mostra mais uma vez ser um criminoso recorrente, que usa de mentiras absurdas para atacar a honra e a reputação e tentar promover uma manipulação sem precedentes no processo eleitoral”, disse a campanha de Boulos em nota.
Boulos também destacou uma publicação feita no dia seguinte à “internação”, onde ele aparece na favela do Vietnam, em São Paulo, entregando cestas básicas. Na noite desta sexta (4), o político do PSOL compartilhou novamente a imagem desse momento de doação. Além disso, destaca que o médico citado não está vivo.
“O dono da clínica do documento que ele publica tem vídeo com Pablo Marçal, é apoiador dele. Ele falsificou um documento com um CRM de um médico que faleceu há dois anos para que ninguém fosse responsabilizado”, afirmou em uma live gravada no Instagram após a postagem do ex-coach.
O documento assinado pelo médico José Roberto de Souza, com CRM 17064-SP, que, de acordo com registros médicos, já é falecido. A clínica mencionada seria a Mais Consultas, em São Paulo, porém, na imagem divulgada por Marçal, o logotipo aparece como "Mais Consulta", no singular, evidenciando mais uma inconsistência.
Na manhã do mesmo dia, 19 de janeiro de 2021, Boulos havia realizado uma live no Facebook comentando uma coluna que havia publicado no jornal Folha de S. Paulo, onde abordava o tema da vacinação contra a Covid-19 e criticava o então governador João Doria (PSDB).
Fake news mais divulgada por Marçal
Desde o início da campanha, Marçal vem tentando associar Boulos ao uso de drogas. Na noite do debate na TV Globo, o candidato do PSOL levou à tiracolo um exame toxicológico com o resultado negativo sobre uso de drogas e mostrou o documento diante de uma tentativa do ex-coach de repetir a fake news.
Tirado do personagem de "lobo em pele de cordeiro" pelo candidato de Lula, Marçal reagiu energicamente dizendo que "[Boulos é] alguém que deve conhecer melhor a cidade de São Paulo na questão de ‘biqueiras’, porque eu não conheço nenhuma, e ele deve conhecer várias”.
De bate-pronto, Boulos sacou o exame “para encerrar de uma vez por todas esse tipo de acusação”, e pediu que Marçal fizesse um também, além de um exame psicotécnico.
“Porque é baixo, e ataca a família, eu sou pai de duas filhas e não aceito ter a honra atacada desse jeito, está aqui, fiz o exame toxicológico. Faça o seu, Marçal. Faça o psicotécnico”, disse.