É de conhecimento público que o Piauí foi o estado brasileiro onde o PT conquistou mais prefeituras nas eleições municipais deste ano. No total, 50 cidades serão governadas por prefeitos e prefeitas do Partido dos Trabalhadores. No entanto, há um outro dado que é ainda mais impressionante.
Dois municípios piauienses, Anísio de Abreu e Brejo do Piauí, elegeram prefeitos, vices e todos os vereadores da sigla. Sim, você não leu errado. Todo o Executivo e o Legislativo dessas duas cidades são formados por integrantes do PT, sem uma exceção qualquer.
Te podría interesar
No caso de Anísio Abreu, o prefeito eleito foi Ramon Macêdo, que recebeu 5.326 votos, o que representou 91,45%, numa eleição em que o total de votantes foi de 6.010 pessoas. Muito lá atrás, em segundo lugar, apareceu Lourinaldo Macêdo (PL), com 358 votos, o equivalente a 6,15% dos votos válidos, seguido por Ilton Ribeiro (PP), que teve 140 votos, 2,40%.
A Câmara Municipal, também “estrelada”, será composta a partir do ano que vem por todos os nove vereadores do Partido dos Trabalhadores.
Já em Brejo do Piauí, o prefeito eleito foi Fabiano Lira, que obteve 3.016, ou 93,61% dos votos. Na segunda posição ficou Robertin Chaves (PP), com 148 votos, 4,59% dos votos válidos, pouco à frente de Jotinha (PSD), com míseros 58 votos, 1,80% do total dos votantes. Fabiano Lira, aliás, é um dos poucos prefeitos quilombolas do país. Da mesma maneira que em Anísio de Abreu, todos os nove parlamentares municipais da Câmara são do PT.
Com informações do portal Pensar Piauí.