Um fato pra lá de inusitado ocorreu na cidade de Ipaporanga, localizada no interior do Ceará: o PT elegeu o prefeito, o vice-prefeito e todos os nove vereadores na eleição municipal deste ano.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ipaporanga fica na região do Sertão de Crateús, próximo à divisa com o Piauí; possui 11.937 habitantes, dos quais 8.731 estão aptos a votar.
Te podría interesar
Amaro Pereira foi eleito prefeito de Ipaporanga pela primeira vez em 2020, quando teve 58,44% dos votos válidos contra 41,56% de Dedé Diogo (PL). Na eleição deste ano, Amaro teve 91,96% dos votos válidos, o que corresponde a 7.754 votos.
Além do executivo, o PT conquistou todas as cadeiras da Câmara Municipal da cidade:
Te podría interesar
- Rosinha Portela (PT): 1.486 votos
- Elivelson Rodrigues (PT): 992 votos
- Valdery Cavalcante (PT): 973 votos
- Elicia De Paula (PT): 810 votos
- Michelle Barroso (PT): 631 votos
- Tintim Bonfim (PT): 630 votos
- Manoel Cândido (PT): 593 votos
- Manoel Alves (PT): 543 votos
- João Paulo (PT): 507 votos
A eleição legislativa de Ipaporanga também pode ser vista como um reflexo da trágica atuação do PDT no Ceará, pois alguns vereadores que agora foram eleitos pelo PT já tinham mandato, mas estavam no partido trabalhista. São eles: Tintim Bonfim, Elicia de Paula e João Paulo.
Quem também deixou o PDT e migrou para o PT foi o vice-prefeito eleito, Cleoto Bezerra.
Além de eleger o executivo e o legislativo apenas com representantes do PT, a cidade de Ipaporanga também deu uma excelente votação para o presidente Lula em 2022: 80,96% dos votos contra 19,04% no segundo turno do pleito presidencial.
Apesar de ser uma situação incomum, ela não é ilegal, e a legislação brasileira não a veta.
Com informações do G1.