CAMPANHA PEGA FOGO

Juíza proíbe que Bruno Cunha Lima seja chamado de “pintinho amarelinho” em campanha

Em campanha acirrada, o atual prefeito de Campina Grande (PB) reclamou na justiça eleitoral o incômodo com a propaganda eleitoral do seu adversário. Pesquisas revelam empate técnico entre os dois na reta final

As peças eleitorais proibidas retratam o atual prefeito como uma "criança mimada".Créditos: Reprodução / Instagram @dr.jhonybezerra
Escrito en POLÍTICA el

A Justiça Eleitoral determinou que a campanha de Dr. Jhony Bezerra (PSB), candidato à prefeitura de Campina Grande (PB), cesse o uso do apelido “pintinho amarelinho” para se referir ao atual prefeito e candidato à reeleição, Bruno Cunha Lima (União Brasil). A decisão foi assinada pela juíza Daniela Falcão Azevedo, da 17ª Zona Eleitoral, atendendo a um pedido de Cunha Lima, que manifestou incômodo com o uso do apelido nas peças de campanha adversária.

No processo, a juíza mencionou um vídeo em que dois atores simulam um diálogo entre Bruno e sua mãe, retratando o prefeito como “criança mimada” e utilizando o apelido “pintinho amarelinho.” O material, segundo a magistrada, inclui uma peruca amarela e referências a temas como demissão de servidores e o comportamento de Bruno Cunha Lima, configurando, em sua análise, uma tentativa de ridicularização que ultrapassa os limites da liberdade de expressão e do debate político.

Em um dos vídeos da campanha de Jhony, um ator interpreta uma criança de peruca amarela: “Mamãe, mamãe. Estão me chamando de pintinho amarelinho”. A mãe, interpretada por outro ator, responde: “Ô, meu pintinho lindo, não ligue não. É inveja desse povo, porque eles não são lindos e ricos como você”. Os vídeos do “pintinho amarelinho” viralizaram nas redes sociais da cidade.

Caso a determinação seja descumprida, a multa estipulada é de R$ 10 mil. A disputa entre os candidatos, marcada por trocas de acusações, reflete o clima acirrado da campanha municipal. Conforme a última pesquisa Real Time Big Data, os dois postulantes seguem em situação de empate técnico.