O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que o Datafolha e a Quaest irão publicar entre 23 e 26 de outubro pesquisas eleitorais em 17 cidades. No maior colégio eleitoral do país, São Paulo, estão previstas quatro pesquisas ao longo desta semana. De acordo com o TSE, 51 municípios brasileiros, incluindo 15 capitais, terão segundo turno das eleições no dia 27 de outubro.
As sondagens vão trazer as últimas estimativas para as corridas do segundo turno nas prefeituras das seguintes cidades: Piracicaba e Ribeirão Preto, em São Paulo; Belo Horizonte; São Paulo; Natal; Manaus; Porto Velho; João Pessoa; Cuiabá; Campo Grande; Fortaleza; Belém; Goiânia; Palmas; Curitiba; Aracaju; e Porto Alegre.
Te podría interesar
Na semana anterior, as pesquisas revelaram que em oito capitais os candidatos estão à frente na corrida para o segundo turno. Em outras sete capitais, a competição está bastante acirrada, resultando em empates técnicos.
Na última pesquisa da Quaest, por exemplo, o cenário de segundo turno na corrida pela Prefeitura de São Paulo, mostrou que a diferença entre Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) caiu 6 pontos percentuais em apenas uma semana, no exato momento em que o atual prefeito enfrenta uma grave crise por conta dos constantes e duradouros apagões que afetam inúmeras áreas da capital paulista após uma forte chuva registrada na semana passada.
Te podría interesar
Na sondagem, Nunes apareceu com 45% da preferência do eleitorado, contra 33% das intenções de voto de Boulos. A distância entre os dois agora é de 12 pontos percentuais. Brancos e nulos totalizaram 19%, enquanto os indecisos foram 3%.
LEIA MAIS: Diferença entre Boulos e Nunes cai 6 pontos em pesquisa Quaest
A pesquisa Datafolha, que será divulgada na sexta-feira (25) antes do debate da Globo, entrevistará 2.052 eleitores presencialmente, representando o maior número de participantes até o momento. Essa pesquisa foi contratada pela TV Globo e pela Folha de S. Paulo, com um custo total de R$ 159 mil, e apresenta uma margem de erro de dois pontos percentuais.
Por outro lado, a Quaest realizará entrevistas com 2.004 eleitores, também presencialmente. Encomendada pela TV Globo, esta pesquisa custará R$ 198,9 mil e também terá uma margem de erro de dois pontos percentuais.
Veja os dias e onde saem as pesquisas:
Quarta-feira, 23/10
Quaest:
- São Paulo
- Belo Horizonte
- Fortaleza
Quinta-feira, 24/10
Datafolha:
- São Paulo
- Belo Horizonte
Sábado, 26/10
Quaest:
- Piracicaba (SP)
- Ribeirão Preto (SP)
- Belo Horizonte
- São Paulo
- Natal
- Manaus
- Porto Velho
- João Pessoa
- Cuiabá
- Campo Grande
- Fortaleza
- Belém
- Goiânia
- Palmas
- Curitiba
- Aracaju
- Porto Alegre
Datafolha:
- Fortaleza
- São Paulo
- Belo Horizonte