Após aprontar e afrontar as regras de quase todos os debates em que participou, havia a expectativa que a TV Globo pudesse não chamar o ex-coach Pablo Marçal para o encontro desta quinta-feira (3), a partir das 22h, entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo.
A emissora poderia ter usado o fato de o partido de Marçal, o PRTB, não ter a representação de, no mínimo, cinco parlamentares no Congresso. Preferiu, no entanto, convidá-lo sob o critério de que ele ultrapassou 6% de intenções de voto na última pesquisa da Quaest, do dia 30, além de não ter impedimentos judiciais.
Te podría interesar
Deverão participar José Luiz Datena (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB). Maria Helena (Novo), no entanto, não foi convidada.
Não terá vida fácil
Marçal, no entanto, não terá vida fácil durante o debate. Segundo informações do F5, a Globo prometeu regras rígidas, que devem deixar o ex-coach engessado e praticamente impossibilitado de aprontar das suas. Uma delas é que cada candidato poderá ter apenas um assessor no estúdio. E ele não poderá circular nem tampouco se manifestar, sob pena de ser advertido. Caso seja reincidente, além do assessor ser expulso, o candidato perderá um minuto das suas considerações finais.
Te podría interesar
Será também terminantemente proibido filmar e fotografar dentro do estúdio, sem prévia autorização, além de fazer lives durante o debate e nos intervalos. Ao descumprir as regras ou insistir em desrespeitar seus concorrentes, o candidato será advertido e perde, logo de cara, na primeira advertência, um minuto das considerações finais.
Numa segunda advertência, ficará sem considerações finais e, em caso de uma terceira, será expulso do debate. É a primeira vez que um debate na Globo prevê uma possível expulsão. Será a primeira vez também que serão proibidas pessoas armadas na sede da emissora.
Como será o debate
O debate da Globo terá quatro blocos. No primeiro e no terceiro os temas serão livres. Através de um sorteio feito anteriormente, o candidato escolhe para quem perguntar, entre os que ainda não tiverem respondido naquele bloco. Todos deverão fazer uma pergunta e responder a uma pergunta.
O segundo e o quarto blocos terão a mesma dinâmica, mas com temas determinados. Quem desrespeitar vai levar uma advertência. Os candidatos terão 40 segundos para fazer as perguntas, um minuto e 40 segundos para a resposta, um minuto e 15 segundos para a réplica, e um minuto para a tréplica.
As considerações finais serão feitas ao final do quarto bloco.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Julinho Bittencourt no Bluesky.