BRASIL FELIZ DE NOVO

Lula é aprovado por 55,2% dos brasileiros, diz pesquisa CNT/MDA

Segundo o estudo, 41,8% acreditam que o emprego vai melhor e 36% que a renda vai aumentar nos próximos seis meses. Veja a íntegra.

Lula em entrevista ao programa “Bom Dia com Mário Kertész”.Créditos: Ricardo Stuckert/PR
Escrito en POLÍTICA el

A primeira pesquisa 2024 feita pelo Instituto MDA, encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), revela que 55,2% dos brasileiros aprovam o desempenho pessoal de Lula à frente do governo. Outros 39,6% desaprovam e 5,2% não souberam responder.

LEIA TAMBÉM:
Lula é melhor que Bolsonaro para católicos e começa a vencer resistência entre evangélicos

O índice de aprovação é mais alto do que o de Jair Bolsonaro no mesmo período - em janeiro de 2020 -, quando o ex-presidente tinha aprovação de 48% dos brasileiros - à época 47% reprovavam o ex-mandatário.

Já o governo Lula registrou 42,7% de ótimo e bom, com 28,1% que consideram regular e 27,9% de ruim e péssimo.

"Após o primeiro ano do Governo Lula, as expectativas para os próximos meses se mantêm positivas, em especial nos temas que são prioritários para a população, como economia, saúde e educação. É preciso atenção com ações que envolvem a segurança pública já que é onde apresenta as piores avaliações. Seu desempenho, de forma geral, se mostra mais positivo quando comparado ao desempenho observado no término do primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro", afirma Marcelo Souza, diretor do MDA.

Segundo o estudo, 41,8% acreditam que o emprego vai melhor e 36% que a renda vai aumentar nos próximos seis meses.

Economia (21,4%) e Educação (17,2%) são as áreas mais citadas como as de melhor desempenho do governo.

E é na economia onde está o maior potencial de crescimento da popularidade do presidente.

Dos 39,6% que dizem reprovar a atuação de Lula, 63,3% afirmam que podem mudar de ideia caso ele "consiga reduzir a inflação, melhorar a economia, reduzir o desemprego e melhorar qualidade de vida" dos brasileiros. Outros 34% dizem que não aprovariam nem com a melhora de indicados e 2,7% não souberam avaliar.

A 160º pesquisa CNT/MDA foi realizada com  2.002 entrevistas presenciais realizadas entre quinta-feira (18) e domingo (21). O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 2,2 pontos.

Veja a íntegra

Archivos adjuntos