PADRE JULIO

Padre Júlio é convidado e vetado por Ricardo Nunes para congresso de Educação

O padre falou com exclusividade à Fórum que as tratativas já estavam avançadas, mas o nome dele foi retirado

Padre Julio.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en POLÍTICA el

O padre Júlio Lancellotti afirmou através de um story na sua conta do Instagram nesta segunda-feira (18), que o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), vetou seu nome na participação do Congresso Municipal de Educação do Município de São Paulo.

“Fui convidado a participar do Congresso Municipal de Educação do município de São Paulo e meu nome foi vetado pelo Prefeito”, escreveu Lancellotti em seu perfil na rede social.

Padre Júlio falou com exclusividade à Fórum:

“Pois é, eles vieram, fizeram o convite, eles vieram já há alguns dias, viram o material, tudo como seria e hoje, pessoas da secretaria de Educação vieram me desconvidar, dizendo que vieram os nomes que foram aprovados para participar do congresso e o meu não.”

A reportagem da Fórum entrou em contato com a Prefeitura de São Paulo para obter uma resposta sobre o veto à participação do clérigo católico reconhecido internacionalmente por seu trabalho junto às populações em situação de rua no evento educacional. Em nota enviada à redação, a administração municipal negou a afirmação do padre feita nas redes sociais..

"A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que inicialmente consultou o Padre Júlio Lancellotti para participação no VI Congresso Municipal de Educação, mas definiu a programação com outros nomes e temas. Conforme colaboração em outros eventos realizados pela SME não há veto ou restrição à presença do Padre Lancelotti. O padre já participou de ações da Pasta, como a live formativa "Direitos Humanos, desafios e caminhos para a cidadania e seus reflexos na EJA/ MOVA SP", promovida pela SME no ano passado. Portanto, é descabida a ideia de veto", diz o texto da assessoria.

Ordem do Mérito do Ministério da Justiça

No mês passado, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condecorou Lancellotti com a medalha da Ordem do Mérito do Ministério da Justiça. O religioso foi admitido na qualidade de Grão-Mestre. A homenagem consta de decreto publicado no Diário Oficial da União, assinado por Lula e pelo ministro da Justiça, Flávio Dino.