"FAZ O L"

AGU notifica governo Tarcísio por exibir foto de apreensão de maconha com adesivo de Lula

Secretário bolsonarista de Segurança Pública de SP é acusado de usar operação da polícia para associar o presidente da República às drogas

Secretário de Tarcísio, Derrite publica foto de pacotes de maconha com adesivo de Lula.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que que vai encaminhar, ainda nesta quinta-feira (14), uma notificação extrajudicial ao governo do estado de São Paulo, comandado pelo bolsonarista Tarcísio Gomes de Freitas, para que uma publicação feita nas redes sociais pelo secretário de Segurança Pública, Guilheme Derrite, seja retirada do ar. 

Na noite de quarta-feira (13), Derrite divulgou uma apreensão de maconha feita pela Polícia Militar de São Paulo (PMSP) e prisão duas pessoas que traziam a droga de Ponta Porã (MS) para o estado. Ao informar sobre a operação, o secretário de Tarcísio exibiu fotos dos tabletes de maconha empilhados e fez questão de divulgar uma imagem destacando que alguns dos pacotes levavam um adesivo com a foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a frase "Faz o L"

Veja a postagem: 

Com a publicação, Derrite motivou uma série de comentários associando o presidente Lula ao tráfico de drogas e, para muitos, o secretário de Segurança Pública teve exatamente esta intenção ao destacar a foto dos pacotes com o adesivo em alusão ao presidente da República. 

"Derrite se apequena ao usar uma operação de apreensão de drogas da Polícia de SP e tentar associa-la ao presidente Lula. Cargo público exige grandeza e espírito público elevado. Tenha compostura, secretário!", protestou o deputado estadual Emidio de Souza (PT-SP). 

"Caráter político"

Ao anunciar que notificará o governo de São Paulo, a Advocacia-Geral da União, em nota oficial, acusa Derrite de associar o presidente Lula ao tráfico de drogas, em uma publicação de "caráter político". 

"A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhará ainda hoje (14/09) notificação extrajudicial à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, solicitando a imediata remoção de postagens realizadas pelo titular da pasta, Guilherme Derrite, em suas contas pessoais no Twitter e no Instagram, nas quais associa, por meio de fotos, a apreensão de maconha em município paulista ao presidente da República", diz o órgão comandado por Jorge Messias. 

"A notificação ressalta o caráter político das postagens, que veiculam fotos de tabletes da droga com adesivos do presidente, e adverte que, em caso de não cumprimento do pedido, a AGU adotará as medidas judiciais cabíveis para reparar o ato e responsabilizar o agente público pela conduta", prossegue a AGU. 

Armação? 

Alguns usuários das redes sociais têm aventado a possibilidade de que os tabletes de maconha com adesivo em alusão a Lula se trataria de uma armação para atacar o presidente. 

Na imagem postada por Derrite, é possível ver que somente os pacotes de maconha que estão na parte de cima contêm o adesivo em questão.