REFORMA MINISTERIAL

Lula dá posse a ministros de Centrão, com direito a muitas fotos e sem alarde

Presidente se reúne com novos ministros: André Fufuca, dos Esportes; Sílvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos; e Márcio França, realocado no recém-criado Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte

Créditos: PR (Ricardo Stuckert) - Lula dá posse a três novos ministros: André Fufuca (Esportes), Sílvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Márcio França (Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte)
Escrito en POLÍTICA el

Chegou ao fim o capítulo da reforma ministerial para acomodar novos aliados de partidos do Centrão - Progressistas (PP) e Republicanos - na Esplanada dos Ministérios. Nesta quarta-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou os termos de posse de três novos ministros. 

André Fufuca (PP-MA) assume o Ministério do Esporte, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) assume o Ministério de Portos e Aeroportos, que antes era liderado por Márcio França, que passa a chefiar a nova pasta criada pelo presidente, o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Lula expressou satisfação com a nova composição ministerial.

Estou muito satisfeito com a conclusão que chegamos na montagem  do governo. Eu acho que estamos vivendo um momento de muita expectativa no Brasil. Nosso lema é trabalhar, trabalhar e trabalhar, porque é isso que faz o Brasil dar certo.

Com foto, mas sem alarde

Nas últimas semanas, a mídia comercial especulou a ausência de foto de Lula com os novos colaboradores do Centrão. O presidente fez registro fotográfico com os três e também posou com cada um deles em separado. Mas sem muito alarde, em uma cerimônia reservada no gabinete presidencial no Palácio do Planalto.

PR (Ricardo Stuckert) - André Fufuca, novo ministro dos Esportes, e Lula
PR (Ricardo Stuckert) - Sílvio Costa Filho, novo ministro dos Portos e Aeroportos, e Lula
PR (Ricardo Stuckert) - Márcio França, novo ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, e Lula

Lula também registrou o encontro pelas redes sociais.

Fufuca nos Esportes

Maranhense de Santa Inês, o deputado federal André Fufuca tem 34 anos, é médico e líder do PP na Câmara dos Deputados. Eleito deputado estadual em 2010, aos 21 anos, tornou-se deputado federal em 2014 e está no terceiro mandato.

Fufuca afirmou que o desafio à frente da pasta é duplo, de substituir a ministro Ana Moser e de fazer uma revolução no esporte nacional.

Ana Moser dispensa apresentações, é um personagem histórico do esporte nacional. Tenho certeza de que terei que me desdobrar muito para fazer com que seus sonhos e seu trabalho e suas realizações se perpetuem no tempo que estarei à frente do esporte. O segundo e principal objetivo é promover uma revolução no esporte nacional. Nós temos muito a avançar, muito a crescer. Aqui tem um jovem com disposição, vontade de trabalhar e humildade.

Portos e Aeroportos

O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) tem 41 anos e está no segundo mandato na Câmara Federal. Presidente regional do seu partido em Pernambuco, foi secretário de Turismo de Pernambuco em 2007 e vereador do Recife, além de deputado estadual de Pernambuco por três mandatos.

Ele falou sobre os desafios que enfrentará na pasta.

Cerca de 98% das nossas exportações e importações passam por portos e aeroportos. Nossa missão é colocar essa pauta na agenda do dia. Falaremos com todos os prefeitos e prefeitas, governadores, dentro da perspectiva de um diálogo institucional.

 

Nova pasta para o empreendedorismo

O presidente Lula oficializou a criação do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte para acomodar o aliado do PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin. A estrutura e o papel dessa pasta foram definidos pela Medida Provisória nº 1.187, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira.

A criação deste ministério já havia sido anunciada pelo presidente no final de agosto, durante o programa "Conversa com o Presidente". Na época, Lula enfatizou a importância de ter um ministério dedicado às pequenas e médias empresas, bem como aos empreendedores individuais, com o objetivo de proporcionar crédito e oportunidades para essas pessoas.

Conforme o texto da Medida Provisória, o novo ministério terá a responsabilidade de definir políticas, programas e ações de apoio ao empreendedorismo, às empresas de pequeno porte e aos microempreendedores. Além disso, cuidará da qualificação, do crédito, da promoção da competitividade e do incentivo a esse setor.

O ministro designado para liderar essa pasta é Márcio França, ex-governador de São Paulo, que tem experiência prévia na vida pública como deputado federal, prefeito de São Vicente, vereador e secretário de diversas áreas. França ocupava o cargo de ministro de Portos e Aeroportos na gestão atual do Governo Federal, e sua nomeação foi oficializada após assinar o termo de posse em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.

Márcio França destacou a importância do novo ministério e salientou que o setor de pequenas e médias empresas representa mais de 50% do PIB brasileiro, mas frequentemente enfrenta desafios relacionados ao financiamento. Ele enfatizou que o novo ministério é essencial para atender às necessidades dessas empresas, que muitas vezes não têm a quem recorrer em busca de apoio.

França também informou que os cargos e o orçamento para o novo ministério já estão garantidos, uma vez que a estrutura foi transferida do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que era liderado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

Eu e o vice-presidente Alckmin temos uma relação de anos, de intimidade, de convivência fácil. Eu já tinha dito ao presidente Lula que qualquer que fosse a incumbência, aceitaria. Fazemos parte de um time só que raciocina como governo. A posição que cada um joga não tem muita relevância se tivermos um time unido.

Com informações da Agência.Gov