CLIMÃO

VÍDEO: Presidente da CPMI enquadra bolsonaristas André Fernandes e Brunini por tumultuarem sessão

A Comissão Parlamentar recebe nesta quinta o ex-chefe do GSI, general Gonçalves Dias

VÍDEO: Presidente da CPMI enquadra bolsonaristas André Fernandes e Brunini por tumultuarem sessão.Créditos: Reprodução redes sociais
Escrito en POLÍTICA el

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas recebe nesta quinta-feira (31) o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general Gonçalves Dias. 

O depoimento de G. Dias à Comissão era uma demanda dos bolsonaristas, que trabalham com a tese de que o militar foi cúmplice da invasão dos prédios do Três Poderes no dia 8 de janeiro. 

Dessa maneira, a extrema-direita trabalha com a hipótese de que o governo Lula (PT) organizou uma espécie de autogolpe, narrativa que não encontra embasamento em lugar nenhum. 

Tumulto 

Com pouco mais de 1h de atraso, pois, G. Dias ficou preso no trânsito, a sessão começou com alto grau de tensão e de bate-boca entre do presidente da CPMI, do deputado federal Arthur Mais (União-BA) com os parlamentares bolsonaristas André Fernandes (PL-CE) e Abílio Brunini (PL-MT). 

Desde o início dos trabalhos da CPMI dos Atos Golpistas, Fernandes e Brunini atuam para provocar a base governista e tumultuar os trabalhos. No entanto, nesta quinta, o presidente da Comissão, sempre polido, perdeu a paciência e ameaçou expulsar os dois deputados. 

"Vamos parar com isso deputado [André Fernandes], quem está irritando aqui é vossa excelência, é um absurdo isso! Querem tumultuar a sessão porque não tem argumento [...] eu fico calmo da forma que eu quiser, deputado. Agora, eu lhe garanto que vossa excelência não vai tumultuar essa sessão [...] Eu mando vossa excelência interromper a sua fala e mando lhe retirar do plenário. Eu exijo que vossa excelência pare de falar", disse Maia. 

Posteriormente, o deputado Brunini, para provocar, foi até a mesa diretora e começou a filmar, mas fou logo enquadrado por Arthur Maia que o ameaçou expulsar da sessão, baseado no regime interno. 

Confira o momento abaixo: