REDES SOCIAIS

Joias e hacker fazem popularidade digital de Bolsonaro despencar, diz Quaest

Escândalos e risco de prisão reduziram popularidade do ex-presidente nas redes

Jair Bolsonaro tem perdido popularidade digital segundo informações da QuaestCréditos: Sergio Rocha/Alego
Escrito en POLÍTICA el

O Índice de Popularidade de Digital (IPD) da Quaest mostrou uma queda de popularidade do ex-presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais após a revelação de mais detalhes sobre os escândalos das joias e do depoimento do hacker Walter Delgatti Neto na CPMI dos Atos Golpistas, no último dia 17. As informações são da Folha de São Paulo.

O presidente chegou a suas pontuações mais baixas desde o dia 11 de maio de 2023, quando ficou inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Em um ranking elaborado com informações de algoritmos que calculam métricas de Twitter, Facebook, Telegram, Instagram, Wikipedia e até buscas no Google. Os resultados variam entre 0 a 100 pontos.

Em 29 de maio, Bolsonaro alcançou 42,41 pontos durante um momento de queda de Lula. Depois, Lula voltou a crescer e Bolsonaro passou a cair depois do escândalo das joias.

A popularidade de Bolsonaro caiu para 23 pontos no dia 17 de agosto. Desde então, vem em leve recuperação, mas segue com problemas. Desde a eleição, o ex-presidente não conseguiu superar Lula em nenhuma ocasião. O petista mantém popularidade acima de 50% desde maio de 2023.

Apesar disso, o diretor da Quaest, Felipe Nunes, Lula não tem capitalizado com a queda do ex-presidente. "O curioso é que a queda de Bolsonaro ainda não se transformou em vitória de Lula. É como se um espaço estivesse sendo deixado em aberto", afirmou à Folha.