José Genoino, ex-deputado federal e ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, defendeu que o governo Lula proponha a criação de um Ministério de Segurança Pública e crie uma proposta de pacto nacional pela vida. A entrevista foi dada ao programa Fórum Café desta terça-feira (15).
O político, que compõe uma ala mais à esquerda do PT, afirma que é urgente que o governo Lula trate com a devida seriedade as chacinas do Guarujá, na Bahia e no Rio de Janeiro.
Te podría interesar
“Nós não podemos ficar só fazendo protesto quando morre criança de 5 anos, crianças pobres negras, jovens pobres e negros, chacinas como a do Guarujá, como a da Bahia, governada pelo PT, ou do Rio de Janeiro”, disse o político.
Parceria com Luiz Eduardo Soares
Genoino afirma que tem debatido a ideia como Luiz Eduardo Soares, notório antropólogo e cientista político dedicado ao tema, que compôs o primeiro mandato do governo Lula no cargo de Secretário Nacional de Segurança Pública. Ambos defendem a criação de uma política nacional de segurança para reduzir a letalidade das polícias e fortalecer a proteção da vida.
Te podría interesar
“O presidente Lula, com seu prestígio e sua força, deveria convocar uma cadeia nacional de televisão e apresentar uma proposta de pacto pela vida, algo como ele fez com os ianomâmis, no 8 de janeiro”, disse Genoino.
A PM baiana, governada pelo PT, é a que mais mata no Brasil. Desde 2023, a PM paulista aumentou sua letalidade em 26%. No Rio de Janeiro, Eloah, de 5 anos de idade, foi assassinada durante uma operação policial neste fim de semana.
Genoino também defende que, além de uma desmilitarização da polícia, o governo Lula deveria impor uma política de redução da população carcerária.
“Eu acho que o Flávio Dino poderia coordenar essas políticas de segurança. Não adianta só chamar secretário para reunião. Tem que ser uma coisa política. Está havendo uma matança da população pobre, negra e jovem”, reforçou o petista.
Confira a entrevista completa de José Genoino para a TV Fórum: