FÓRUM CAFÉ

Padilha sobre Lula na articulação: "é o Pelé, entra em campo em momentos importantes"

"Lula é o Pelé, que joga em todas as posições, o melhor quadro da política, o melhor quadro da articulação política", disse Padilha, que busca construir uma nova relação com o Congresso.

Lula em audiência com o ministro Alexandre Padilha, de Relações Institucionais.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista ao Fórum Café na manhã desta quarta-feira (5), o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, usou uma metáfora futebolística para explicar a entrada de Lula na articulação política, principalmente na relação com o Congresso Nacional, onde o governo ainda dá suas caneladas para construir uma base sólida de apoio.

"Lula não é centroavante, o presidente Lula é o Pelé, que joga em todas as posições, o melhor quadro da política, o melhor quadro da articulação política", afirmou Padilha.

"Ele sempre esteve na articulação política. Não à toa todo dia a gente conversa com ele de manhã cedo, ouve suas orientações, fazemos debates com ele. O presidente Lula faz questão de envolver os parlamentares mesmo na agenda internacional, nacional, quando vai aos estados. E o Pelé entra em campo sempre em momentos muito importantes", emendou o ministro.

Padilha, que tem se dedicado para reverter a relação fisiológica de Jair Bolsonaro (PL) com o Congresso, que resultou no chamado Orçamento Secreto, afirma que o desafio é criar um novo modelo, que também é diferente do que foi feito nos governos anteriores de Lula.

"Nós temos plena convicção de que estamos construindo um novo modelo de relação de governabilidade entre Congresso Nacional, Poder Executivo, Judiciário e sociedade. Certamente não vai ser igual ao do primeiro e segundo mandatos do governo Lula. Há uma realidade diferente, na estrutura e papel dos partidos no Congresso Nacional. São situações diferentes. Mas, também não vai ser igual ao que foi com o governo Bolsonaro, que fez uma verdadeira terceirização dessa coordenação e da pauta política", disse. 

"Nós estamos construindo um novo modelo, que envolve a sociedade, que desenvolve uma nova relação com o judiciário - diferente com que Bolsonaro tinha. E uma relação de respeito com o Congresso Nacional, com os presidente das duas casas, com as lideranças. E temos conseguido aprovar praticamente tudo que era prioridade do governo. Tudo que era pauta social", emendou.

Assista à entrevista de Padilha ao Fórum Café