GLEISI HOFMANN

Gleisi Hoffmann admite que PT pode entregar cargos ao centrão por governabilidade

Presidente do partido comentou também se Lula deverá blindar as ministras mulheres, que comandam 11 pastas das 37 da Esplanada

Gleisi Hoffmann.Créditos: PT / Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

A presidente do PT Gleisi Hoffmann afirmou em entrevista publicado nesta quinta-feira (20), que seu partido não gostaria de perder espaço no governo, mas admite a hipótese de cortar na própria carne para ampliar a governabilidade.

“O PT já fez um esforço grande na composição de ministérios. Teve gente que disse que o PT ficou com muitas pastas, mas não é verdade. O PT é grande, é o partido do presidente da República e tem a responsabilidade de sustentar a aliança que o elegeu”, afirmou.

De acordo com ela, “o PT tem a compreensão do que significa ter uma composição política. Não gostaríamos de perder espaço no governo, porém, se isso for necessário e importante para a governabilidade, o PT não faltará ao presidente”.

A cota das mulheres

Gleisi ainda comentou, em entrevista à coluna de Bela Megale, no Globo, se Lula deverá blindar as ministras mulheres, que comandam 11 pastas das 37 da Esplanada.

“Precisamos ter base no Congresso. Gostaria que a gente tivesse eleito metade e mais um dos parlamentares, o que não aconteceu. Temos uns 130, 140, no máximo. O governo não pode viver de solavanco, a cada projeto ter que ficar ali, negociando. Pode não ser uma base permanente para aprovar um Projeto de Emenda Constitucional (PEC), mas para aprovar projetos importantes. Isso necessita negociação. A composição que a gente teve no primeiro momento não deu conta de garantir o apoio necessário. Esse é um aspecto matemático da política. Agora, o presidente sabe que tem o aspecto simbólico e sempre primou por isso”, afirmou.

Ao final, Gleisi reiterou não ter “dúvida de que Lula saberá conciliar muito bem essa necessidade matemática e simbólica da política”.