SAÚDE PARA TODOS

VÍDEO - Nísia Trindade participa da abertura da Conferência Nacional da Saúde, em Brasília

Ministra da Saúde discursa na cerimônia de abertura do evento que reúne mais de quatro mil pessoas para definir proposta que nortearão o SUS nos próximos anos

Créditos: Ministério da Saúde - Ministra Nísia Trindade participa da cerimônia de abertura da 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília
Escrito en POLÍTICA el

Teve início neste domingo (2), em Brasília, a 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade. A expectativa é que o evento reúna mais de quatro mil pessoas para definir propostas e diretrizes que nortearão o Sistema Único de Saúde (SUS) nos próximos anos.

Pelas redes sociais, a ministra anunciou a transmissão da cerimônia de abertura da CNS.

"A 17ª Conferência Nacional de Saúde já é histórica, por representar a defesa da democracia e a retomada do diálogo e da participação popular na construção de políticas públicas", escreveu Nísia.

Com o tema “Garantir Direitos, defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia!”, as etapas preparatórias da 17ª CNS mobilizaram duas milhões de pessoas de Norte a Sul do país.

Ao todo 4048 pessoas foram eleitas delegadas para deliberar sobre 1.500 propostas e diretrizes, elaboradas em conferências municipais, estaduais e conferências livres. O resultado da etapa nacional deverá ser contemplado no próximo ciclo de planejamento da União, servindo de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.

“Não é um evento, é o final de um processo que culmina na etapa nacional. Uma construção que envolveu mais de 2 milhões de pessoas no Brasil. Quem chega na conferência nacional são pessoas eleitas delegadas nos diversos espaços de possibilidades de opinarem e debaterem propostas. E não são só pessoas, elas vem representar propostas e diretrizes que foram aprovadas nas conferências”, destacou o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto.

A expectativa do CNS é que a etapa nacional da 17ª CNS  reúna seis mil pessoas entre os dias 2 a 5 de julho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF).

A programação dos quatro dias inclui momento cultural, atividades autogestionadas, espaço para Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) e o espaço cultural, chamado Tenda Simone Leite e Wanderley Gomes, onde acontecerão apresentações culturais, como literatura em cordel, teatro, poesia, sarau, performance em formato de cortejo.

Confira aqui a programação

Assista