Teve início neste domingo (2), em Brasília, a 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade. A expectativa é que o evento reúna mais de quatro mil pessoas para definir propostas e diretrizes que nortearão o Sistema Único de Saúde (SUS) nos próximos anos.
Pelas redes sociais, a ministra anunciou a transmissão da cerimônia de abertura da CNS.
"A 17ª Conferência Nacional de Saúde já é histórica, por representar a defesa da democracia e a retomada do diálogo e da participação popular na construção de políticas públicas", escreveu Nísia.
Com o tema “Garantir Direitos, defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia!”, as etapas preparatórias da 17ª CNS mobilizaram duas milhões de pessoas de Norte a Sul do país.
Ao todo 4048 pessoas foram eleitas delegadas para deliberar sobre 1.500 propostas e diretrizes, elaboradas em conferências municipais, estaduais e conferências livres. O resultado da etapa nacional deverá ser contemplado no próximo ciclo de planejamento da União, servindo de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.
“Não é um evento, é o final de um processo que culmina na etapa nacional. Uma construção que envolveu mais de 2 milhões de pessoas no Brasil. Quem chega na conferência nacional são pessoas eleitas delegadas nos diversos espaços de possibilidades de opinarem e debaterem propostas. E não são só pessoas, elas vem representar propostas e diretrizes que foram aprovadas nas conferências”, destacou o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto.
A expectativa do CNS é que a etapa nacional da 17ª CNS reúna seis mil pessoas entre os dias 2 a 5 de julho, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF).
A programação dos quatro dias inclui momento cultural, atividades autogestionadas, espaço para Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) e o espaço cultural, chamado Tenda Simone Leite e Wanderley Gomes, onde acontecerão apresentações culturais, como literatura em cordel, teatro, poesia, sarau, performance em formato de cortejo.