REFORMA TRIBUTÁRIA

Cigarro, álcool e salame entre outros: prepare o bolso que vem aí o Imposto Seletivo

A Reforma Tributária vai instituir o Imposto Seletivo, que incidirá sobre produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente

Bebidas alcoolicas.Créditos: Pixabay
Escrito en POLÍTICA el

A Reforma Tributária, que foi aprovada na semana passada pela Câmara dos Deputados, prevê a instituição do Imposto Seletivo, que incidirá sobre produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Na prática, essa tributação atingirá bebidas alcoólicas, cigarros e alimentos com excesso de açúcar ou de sal.

A alíquota do Imposto Seletivo será determinada posteriormente à reforma tributária, assim como a IVA individual. Mão deverá haver grandes alterações de preços para os cigarros e as bebidas alcoólicas, porque esses produtos, há décadas, pagam grandes alíquotas de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), como política de saúde pública.

Para os demais produtos com riscos sanitários e ambientais, o Imposto Seletivo resultará em encarecimento.

A inclusão dos agrotóxicos e defensivos agrícolas, no entanto, ainda será discutida em lei complementar. Para facilitar a aprovação da reforma tributária pela bancada ruralista, o governo concordou em excluir do Imposto Seletivo os insumos agrícolas, inclusive os agrotóxicos, que se beneficiam da alíquota de IVA reduzida em 60%.

Com informações da Agência Brasil

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar