A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) ficou indignada ao tomar conhecimento das declarações racistas do colega de casa, o bolsonarista Gustavo Gayer (PL-GO), e afirmou nesta quarta-feira (28) que vai entrar com um pedido de cassação de Gayer no Conselho de Ética da Câmara.
Durante uma entrevista ao podcast "3 Irmãos", o deputado Gustavo Gayer afirmou que o QI dos africanos e dos brasileiros é mais baixo do que o dos macacos e que, por causa disso, é que países africanos e o Brasil "não dão certo". Essa declaração tem causado indignação.
Te podría interesar
Para Duda Salabert, Gustavo Gayer deve ser preso. "Entraremos hoje com o pedido de cassação do Deputado Gustavo Gayer no Conselho de Ética da Câmara. A Câmara não pode ser espaço para racistas! Ele deveria ser preso, além de perder o mandato", afirmou a deputada.
Deputado Gustavo Gayer diz que QI de macacos é maior do que africanos e de "gente emburrecida" do Brasil
Gustavo Gayer - O Brasil está emburrecido. Aí você pega e dá um título de eleitor para um monte de gente emburrecida.
Rodrigo Tiorró - Como é que você quer que a democracia dê certo?
Gustavo Gayer - Não tem como.
Rodrigo Tiorró - Sabia que tem macaco com QI de 90? O QI na África é de 72. Não dá para a gente esperar alguma coisa da nossa população.
Gustavo Gayer - Sim, eu vi isso aí.
Rodrigo Tiorró - O QI na África é de 72. Não dá para a gente esperar alguma coisa da nossa população.
Gustavo Gayer - Aí você vai ver na África: quase todos os países são ditaduras. Quase tudo lá é ditadura. Democracia não prospera na África. Por quê? Para você ter democracia, é preciso ter o mínimo de capacidade cognitiva para entender o bom e o ruim, o certo e o errado. Tentaram fazer democracia na África várias vezes. O que acontece? Um ditador toma tudo e o povo [simula aplausos]. O Brasil está desse jeito. O Lula chegou à presidência e o povo burro: "êeee, picanha, cerveja!" [simula aplausos novamente].
Em outro trecho da entrevista, Gustavo Gayer afirma que o movimento feminista "é um câncer na sociedade" e que promove a promiscuidade.