"INQUISIÇÃO"

Sâmia detona processo de cassação movido contra mulheres: "caça às bruxas"

Parlamentar explicou perseguição contra deputadas de esquerda no Congresso

Samia Bomfim luta contra sua própria cassação e de outras deputadasCréditos: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista ao programa Fórum Café desta quinta-feira (22), a parlamentar Sâmia Bomfim (PSOL-SP) deu detalhes sobre o processo de cassação que e ela e outras cinco deputadas de esquerda estão sofrendo na Câmara dos Deputados.

Samia, Fernanda Melchionna (PSOL-RS), Celia Xakriabá (PSOL-MG), Juliana Cardoso (PT-SP), Talíria Petrone (PSOL-RJ) e Erika Kokay (PT-DF) estão sendo alvos de pedidos de cassação por terem protestado contra a aprovação do Marco Temporal na casa legislativa.

Os seis pedidos foram protocolados por parlamentares do PL e rapidamente foram aceitos pela Conselho de Ética da Casa. Foram quatro horas entre a formalização do pedido e sua aceitação dentro do órgão.

O prazo não foi tão rápido assim nem em casos evidentes de transfobia - como o de Nikolas Ferreira - ou em casos de ameaça de agressão entre parlamentares.

Samia denunciou que o processo já tem punição estipulada e definiu que o pedido de cassação é um processo quase inquisitório contra as parlamentares de esquerda.

"No dia em que nós entoamos essas palavras de ordem, tinha homens ali que também estavam gritando, mas só as seis parlamentares tiveram pedido de cassação.  Não há crime, não há irregularidade, não há nada no regimento", explicou a parlamentar.

“A gente, pela expressão de uma opinião, tá sofrendo essa caça às bruxas”, completou. "É uma inquisição".

Bomfim também disse que Arthur Lira estipulou uma pena de suspensão de três meses para uma das seis parlamentares. 

"Fica uma roleta russa. Qual das seis ele vai escolher? O que vai motivar ele? É muito arbitrário. Ele é tão poderoso que vai dizer o que o Conselho de Ética vai fazer?", se indignou a deputada ao Fórum Café.

Ela afirma também que tem buscado consolidar apoio na sociedade e com outras lideranças políticas para conseguir reverter o procedimento de cassação e consolidar sua base.

Confira a entrevista completa de Samia ao Fórum Café de hoje, com apresentação de Mauro Lopes e Rebeca Motta, além de participação de Gilberto Maringoni: