O ministro Alexandre de Moraes foi o primeiro membro do Supremo Tribunal Federal (STF) a se manifestar sobre a aprovação da indicação de Cristiano Zanin para compor a Corte.
Logo após o nome de Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o STF, ser aprovado no Senado no início da noite desta quarta-feira (21), Moraes foi às redes sociais e celebrou a decisão.
"Parabéns ao Ministro Cristiano Zanin pela merecida aprovação no Senado Federal. Tenho absoluta certeza de que o Brasil ganhara com sua atuação competente e corajosa em nossa Suprema Corte", escreveu o magistrado, que além de compor o Supremo é, atualmente, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Confira
Vitória acachapante no Senado
O advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Muito elogiado pelos senadores em sabatina realizada horas antes, sua indicação foi aprovada nesta quarta-feira (21) em plenário no Senado Federal por ampla maioria: 58 votos a favor e 18 contrários.
Indicado por Lula, Cristiano Zanin ocupará a vaga do ministro Ricardo Lewandowski.
A sabatina com Cristiano Zanin transcorreu de acordo com o protocolo usual, com respostas tecnicamente embasadas do interrogado. No entanto, alguns momentos constrangedores foram registrados. Um deles ocorreu quando o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) utilizou informações falsas para questionar Zanin.
Outros dois momentos bastante desconfortáveis foram protagonizados por Magno Malta (PL-ES) e Jorge Seif (PL-SC), que fizeram declarações desequilibradas sobre aborto, drogas e questões relacionadas à sexualidade.