A influenciadora Andressa Suita, casada com o cantor sertanejo Gusttavo Lima, bolsonarista de carteirinha, recebeu do governo do presidente Jair Bolsonaro R$ 70 mil para publicar sete stories publicitários no Instagram.
Os stories fazem parte de uma campanha de enfrentamento à violência contra a mulher. Três deles foram publicados em 25 de novembro e outros quatro stories foram feitos entre os dias 27 e 30 de novembro, todos eles em 2019.
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Stories do Instagram ficam no ar apenas por 24 horas. As postagens só permanecem ativas por mais tempo se o usuário criar um destaque para salvá-las no perfil. Hoje, os stories têm duração de até um minuto, mas, em 2019, o recurso era limitado a até 15 segundos.
Lei de Acesso à Informação
A contratação de esposa de Gusttavo Lima consta numa tabela obtida por meio da Lei de Acesso à Informação feita pela coluna de Gulherme Almeida, do Metrópoles. A Secretaria de Comunicação Social (Secom) afirmou que o desenvolvimento e a execução da campanha publicitária e a negociação com os influenciadores seguem a estratégia de cada ação.
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De acordo com informe oficial, a escolha de Suita se deu, de acordo com a Secom, por ela ser uma “celebridade” de “grande alcance dentro do público adulto”, por ser uma “referência de mãe e mulher” e por ter “bom diálogo nas redes sociais em que atua”.
A influenciadora tinha na época 6,9 milhões de seguidores no Instagram. Hoje, tem 15,3 milhões.
Suita usou a sua conta do Instagram para declarar voto em Bolsonaro no dia do primeiro turno das eleições de 2022.
A influenciadora foi procurada, mas não se manifestou.