CRISTIANO ZANIN MARTINS

Lula se reúne com Zanin e deve indicá-lo ao STF imediatamente

A seguir, nome do advogado irá para o Senado; Alcolumbre já avisou que não vai segurar a sabatina, como fez com André Mendonça

O advogado Cristiano Zanin.Créditos: Filipe Araújo
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o advogado Cristiano Zanin se encontraram nesta quarta-feira (31). Logo a seguir, o presidente avisou a aliados que ele será indicado para a vaga aberta no STF (Supremo Tribunal Federal).

O encontro, que não estava na agenda oficial do presidente, ocorreu durante a noite no Palácio do Planalto.

Lula avisou ainda ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e ao presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que a indicação será feita nas próximas horas.

Alcolumbre e Lula deverão se encontrar nesta quinta-feira (1º), no Palácio do Planalto. Senadores da base aliada afirmam que a sabatina pode ocorrer na próxima semana.

Líderes do Senado já tranquilizaram o presidente de que o nome de Zanin deve ser aprovado sem grandes dificuldades.

Depois das horas

Zanin chegou ao Palácio após Lula cumprir todos os seus compromissos oficias. Sua última reunião foi com alguns de seus ministros para discutir a situação da votação da medida provisória da reestruturação da Esplanada dos Ministérios.

O advogado será indicado por Lula para a vaga do ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou no início de abril. Desde então, o STF está com 10 integrantes em vez de 11.

Alcolumbre já avisou também que não vai repetir o que fez com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), quando segurou a sabatina do ministro André Mendonça na CCJ por cinco meses.

O nome de Zanin precisará ser sabatinado e aprovado pela CCJ do Senado e, na sequência, pelo plenário da Casa logo após a indicação de Lula.

Zanin defendeu Lula na Operação Lava Jato. Os dois ficaram mais próximos no período em que Lula esteve preso em Curitiba. Zanin é casado com Valeska Zanin, que é afilhada do presidente e tem com ele uma relação de décadas.