PODE SORRIR

Lula oficializa volta de programa de saúde bucal no SUS

Governo confirma retomada do Brasil Sorridente, que garante atendimento de odontologia na rede pública

Escrito en POLÍTICA el

Nessa segunda-feira (8), o presidente Lula oficializou a volta do programa Brasil Sorridente, formalizado no Projeto de Lei 8.131/2017, que institui a Política Nacional de Saúde Bucal, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A cerimônia de celebração da sanção foi realizada no Palácio do Planalto às 11h em Brasília.

“Hoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma política de saúde bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir”, postou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu perfil no Twitter. 

O projeto foi remodelado e precarizado durante as gestões de Michel Temer e Jair Bolsonaro e finalmente votará a operar depois de longos sete anos.

O Brasil Sorridente foi citado no discurso de posse do presidente Lula em 1º de janeiro. No último sábado, o presidente já havia confirmado que iria sancionar a nova legislação.

A Política Nacional da Saúde Bucal garante "possibilitar o acesso universal, equânime e contínuo a serviços de saúde bucal de qualidade".

E até o Zé Gotinha escovou os dentes:

Além disso, o Ministério da Saúde credenciará 3,7 mil novas equipes de saúde bucal e 630 novos serviços e unidades de atendimento. Até o fim de 2026, o governo promete levar assistência odontológica no Brasil. Mais de 805 cidades foram contemplados com equipes de saúde bucal.

De acordo com o governo federal, a atenção em saúde bucal no SUS é ofertada em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Odontológicas Móveis (UOM), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais. Além desses serviços, o Programa Brasil Sorridente conta com Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD).

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar