O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, compareceu a uma audiência na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (17), para dar explicações aos parlamentares sobre o arcabouço fiscal que está em negociação no Congresso e que, se aprovado, balizará as novas regras fiscais no país.
A certa altura, o deputado bolsonarista Evair de Melo (PP-ES), num tom profundamente conflituoso e arrogante, chamou o ministro de “limitado” e “raso”, dizendo que ele seria “incapaz de entender” o debate econômico em torno de uma pauto sobre o Banco Central.
“O senhor talvez tenha usado números e bases erradas, possivelmente pelas informações, até porque o senhor, como é um homem à disposição do PT para ocupar cargos, não é especialista, naturalmente... E todo mundo reconhece a sua limitação e até respeita, e a discussão não é essa aqui, naturalmente... Portanto, a análise que senhor faz do Banco Central é uma posição rasa, e o senhor naturalmente parece ter dificuldade nessa compreensão da composição realmente do plano de meta, do qual o senhor não fez as considerações pautado em cima daquilo que eu apresentei”
Além da grosseria gratuita e construída sob um argumento confuso e inconsistente, o deputado Evair Melo pareceu não saber, ou ter se esquecido, que Haddad é bacharel em Direito, mestre em Economia, doutor em Filosofia e professor de Ciência Política da USP, a mais prestigiada universidade do Brasil, além de um reconhecido quadro intelectual da esquerda no país. Ele, Evair, segundo seu currículo, “é técnico agrícola, estudou Administração de Empresas e fez MBA”.
Só que a resposta de Haddad não veio por meio de sua formação acadêmica curricular, mas sim através de uma comparação. Como era de se esperar, o ministro da Fazenda falou da admiração do deputado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), uma figura risível nos meios intelectuais e afamado no mundo todo por sua parca inteligência.
“Deputado Evair... Assim, com todo respeito, eu acho que o seu conceito de limitação é bem diferente do meu, completamente... O senhor acha o Bolsonaro uma pessoa pouco limitada, e eu acho que, talvez, ele seja a pessoa mais limitada que eu já conheci em toda a minha vida”, respondeu Haddad.
A fala do ministro da Fazenda foi tão certeira que uma verdadeira confusão se instalou na sessão, com bolsonaristas gritando e o próprio Evair aos berros interrompendo o sabatinado.
Veja o vídeo: