LULA

Lula fala sobre igualdade de salários para mulheres em discurso de 1º de Maio

“Se elas estiverem fazendo o mesmo serviço de um homem, têm o direito de receber o mesmo salário que eles recebem”, disse

Presidente Lula no ato do 1º de Maio no Vale do Anhangabaú, em São Paulo (SP).Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu seu discurso na comemoração do Dia do Trabalhador, na tarde desta segunda-feira (1º), em evento realizado pelas centrais sindicais, no Vale do Anhangabaú, no Centro de São Paulo, falando sobre os direitos das mulheres.

“As mulheres têm que ganhar o mesmo salário do homem se ela tiver o trabalho igual”, afirmou o presidente. “Nós mandamos esse projeto de lei para o Congresso com urgência urgentíssima. Se elas estiverem fazendo o mesmo serviço de um homem, têm o direito de receber o mesmo salário que eles recebem”, disse.

Assédio

Lula também deu destaque para o assédio que as mulheres sofrem tanto no ambiente de trabalho quanto em vários outros locais.

“Nós precisamos cada vez mais sermos duros contra o assédio contra as mulheres. É uma vergonha a falta de respeito com as nossas companheiras mulheres no local de trabalho, no ônibus, no trem, no metrô e inclusive nas piadas. É importante que a gente veja a mulher como nossa semelhante, igual, com os mesmos direitos”, exaltou.

Decretos

Lula assinou decretos que criam dois grupos dentro do governo para discutir propostas de regulamentação do trabalho por aplicativos e de um plano nacional de igualdade salarial entre mulheres e homens.

Os decretos foram publicados nesta segunda-feira (1º), feriado do Dia do Trabalho, no "Diário Oficial da União". O grupo que tratará de atividades por aplicativos será vinculado ao Ministério do Trabalho, já o que vai discutir equidade salarial ficará sob responsabilidade do Ministério das Mulheres.

Veja o vídeo abaixo: