O general Gonçalves Dias se demitiu, nesta quarta-feira (19), do cargo de ministro-chefe do GSI, após a divulgação de novas imagens dos atos terroristas de 8 de janeiro, em Brasília.
Marco Edson Gonçalves Dias é natural de Americana, interior de São Paulo, e considerado homem de confiança do presidente Lula (PT).
Te podría interesar
A Revista Fórum está concorrendo o prêmio Top10 do Brasil do iBest. Contamos com o seu voto!
https://app.premioibest.com/votacao/influenciador-opiniao/237451556.
Ele foi anunciado pela equipe de transição do governo Lula em dezembro de 2022 como chefe do GSI, órgão responsável por assessorar o presidente da República em assuntos militares e de segurança
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://bit.ly/doc8dejaneiro e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
Trajetória do militar
O militar ingressou no Exército em 1969, por intermédio da Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 1986 e a Escola de Comando e Estado Maior do Exército em 1994.
Ele chegou a ocupar os cargos de comandante da Sexta Região Militar e comandante do 19° Batalhão de Infantaria Motorizado.
Gonçalves Dias conquistou a patente de general e, atualmente, está na reserva.
No governo, já foi secretário de segurança da Presidência da República de Lula e chefe da Coordenadoria de Segurança Institucional da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT).