O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) divulgou nota às 11h54 desta quarta-feira (19) após a CNN vazar um vídeo que mostra a atuação de agentes do órgão no Palácio do Planalto durante a ação terrorista de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) no dia 8 de janeiro.
As imagens mostram agentes do GSI em meio aos terroristas. Alçado por Lula 7 dias antes para substituir Augusto Heleno no comando do GSI, o ministro coronel Gonçalves Dias, o G. Dias, aparece atordoado em dois momentos no vídeo.
Te podría interesar
As imagens causaram alvoroço no Congresso e estão sendo usadas pela oposição para forçar a criação da Comissão Parlmanentar Mista de Inquérito sobre o 8 de Janeiro.
Segundo o GSI, "as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após aguardar o reforço do pelotão de choque da PM/DF, foi possível realizar a prisão dos mesmos".
Te podría interesar
Ouvido com exclusividade pela Fórum, uma fonte da Polícia Federal que atua no Planalto desde os tempos de Jair Bolsonaro afirma que os agentes que aparecem no vídeo são remanescentes da equipe de Heleno. Dez dias após os atos, Lula exonerou ao menos 15 militares que estavam no órgão.
"Quanto as afirmações de que agentes do GSI teriam colaborado com os invasores do Palácio do Planalto, informa-se que as condutas de agentes públicos do GSI envolvidos estão sendo apuradas em sede de sindicância investigativa instaurada no âmbito deste Ministério e se condutas irregulares forem comprovadas, os respectivos autores serão responsabilizados", diz a nota.
Leia a íntegra e veja o vídeo da CNN aqui.
Nota de Esclarecimento
A respeito de reportagem veiculada no dia de hoje, sobre os ataques do 8 de janeiro, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) esclarece que as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após aguardar o reforço do pelotão de choque da PM/DF, foi possível realizar a prisão dos mesmos.
Quanto as afirmações de que agentes do GSI teriam colaborado com os invasores do Palácio do Planalto, informa-se que as condutas de agentes públicos do GSI envolvidos estão sendo apuradas em sede de sindicância investigativa instaurada no âmbito deste Ministério e se condutas irregulares forem comprovadas, os respectivos autores serão responsabilizados.
Cabe ainda ressaltar que as imagens de câmeras de segurança do Palácio do Planalto, gravadas no dia 8 de janeiro, fazem parte de Inquérito Policial instaurado no âmbito do STF, e o GSI não autorizou ou liberou qualquer imagem que não fosse destinada aos órgãos investigativos responsáveis, tendo em vista a proteção do sigilo do inquérito, previsto no art. 20 do Código de Processo Penal.
Assessoria de Comunicação Social do GSI/PR
Brasília, DF, 19 de abril de 2023.