ELEIÇÕES 2026

Com medo, Bolsonaro desiste da Presidência em 2026 e fala em liderar oposição no Senado

Antecipando nova derrota da ultradireita nas próximas eleições presidenciais, ex-presidente sinaliza a aliados desejo de montar uma "bancada Bolsonaro" no Senado, com Michelle e o filho Flávio.

Flávio, Jair e Michelle Bolsonaro.Créditos: Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Passados menos de seis meses após a derrota nas eleições presidenciais, Jair Bolsonaro (PL) já estaria antecipando a aliados que não vai se candidatar à Presidência em 2026, diante do risco iminente de ficar inelegível.

Em meio à avalanche de processos judiciais, em especial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro tem medo de que uma condenação coloque em xeque as aspirações em torno de sua possível candidatura ao Planalto e, segundo Bela Megale, no jornal O Globo, tem dito a aliados próximos que prefere um caminho mais "tranquilo" para continuar sua trajetória política.

Já prevendo uma derrota da ultradireita, Bolsonaro tem dito que quer "liderar a oposição" no Senado. E para isso conta também com a candidatura da esposa, Michelle Bolsonaro.

O ex-presidente já teria vetado que a ex-primeira-dama dispute quaisquer eleições para cargos executivos para não se tornar, assim como ele, alvo da Justiça.

A proposta é montar uma "bancada Bolsonaro" no Senado, com Michelle e o filho, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que tem mandato até 2026, embora já tenha mostrado intenção de sair candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro em 2024.

Apesar dos planos, Bolsonaro estaria levando em consideração a possibilidade de ficar fora da vida pública, caso realmente venha ficar inelegível.